sáb 5/abril/2025 23:56
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Cafés capixabas levam os principais prêmios no Coffee of the Year 2024

redacao
Redação Dia a Dia

Mais uma vez o Espírito Santo se consagra como o maior produtor de cafés de excelência do Brasil. Na premiação nacional “Coffee Of The Year 2024”, os cafés capixabas conquistaram as principais colocações nas categorias arábica e canéfora, consolidando a fama do Estado como referência em qualidade.

A premiação aconteceu na tarde desta sexta-feira (22), durante a Semana Internacional do Café, realizada em Belo Horizonte (MG).

Com uma participação expressiva de 26 cafés finalistas – 17 de arábica e nove de canéfora –, o Espírito Santo dominou a premiação, conquistando os primeiros lugares em ambas as categorias e, no total, oito prêmios. Esse resultado é um reconhecimento à qualidade e à diversidade da produção cafeeira capixaba.

O pódio do prêmio foi dominado por produtores da região do Caparaó. Paulo Roberto Alves, do Sítio Campo Azul, de Divino de São Lourenço, foi o grande campeão da categoria Arábica.

Em seguida, na terceira colocação, ficou Douglas Dutra Vieira, do Sítio Cordilheiras, de Iúna. Completando o pódio, Afonso Lacerda, do Sítio Forquilha do Rio, de Dores do Rio Preto, conquistou a quarta posição.

Na categoria Canéfora, o primeiro lugar ficou com Antônio Cézar Demartini Landi, do Sítio Vargem Alta, de Jerônimo Monteiro. Neusa Maria da Silva de Souza e Talles da Silva de Souza, ambos do Sítio Grãos de Ouro, em Muqui, ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

“É com imenso orgulho e satisfação que celebramos mais uma vez o reconhecimento da qualidade do nosso café capixaba. Os prêmios conquistados são a prova incontestável de que o Estado é o maior produtor de cafés de excelência do Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli.

WhatsApp As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲

✅ Entrar agora

Com quase 70% de suas propriedades rurais dedicadas ao cultivo do café, o Espírito Santo é o segundo maior produtor brasileiro da bebida e o maior produtor de conilon do País. A produção capixaba, que ultrapassa 10 milhões de sacas anualmente, é exportada para mais de 100 países.

Confira os premiados do Espírito Santo

Arábica

1° lugar – Paulo Roberto Alves – Sítio Campo Azul – Divino de São Lourenço – Caparaó

3° lugar – Douglas Dutra Vieira – Sítio Cordilheiras – Iúna – Caparaó

4° lugar – Afonso Lacerda – Sítio Forquilha do Rio – Dores do Rio Preto -Caparaó

7° lugar – Deneval Miranda Vieira – Sítio Cordilheiras – Iúna – Caparaó

Canéfora

1° lugar – Antônio Cézar Demartini Landi – Sítio Vargem Alta – Jerônimo Monteiro – Sul do Espírito Santo

2º lugar – Neusa Maria da Silva de Souza – Sítio Grãos de Ouro – Muqui – Sul do Espírito Santo

3° lugar – Talles da Silva de Souza – Sítio Grãos de Ouro – Muqui – Sul do Espírito Santo

5° lugar – Luiz Claudio de Souza -Sítio Grãos de Ouro -Muqui – Sul do Espírito Santo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vitor sax-maycon-04-04-25

Comemorações do aniversário de Roberto Carlos começam na terça em Cachoeiro

prefeitura-cachoeiro-04-04-2025

Cachoeiro: posse de 1.060 aprovados em concurso e cadastro de reserva será dia 9 de abril

estrada vargem alta-04-04-25

Ferraço anuncia “Caminhos do Campo” para ligar São Vicente a Vargem Alta

Foto: Hélio Filho/Secom

Governo dá início a serviço de oftalmologia em Piúma e inaugura creche municipal

chuva cachoeiro

Cachoeiro em alerta: previsão de fortes chuvas mobiliza Defesa Civil

mimoso-chuvas-igreja-04-04-25

Fiéis fazem prece e pedem por mansidão na chuva para Mimoso do Sul

Tudo o que você precisa saber para cuidar da flor-de-são-miguel

Tudo o que você precisa saber para cuidar da flor-de-são-miguel

O desfile foi adiado devido a fortes chuvas

Presidente Kennedy adia desfile cívico devido a previsão de fortes chuvas

Leia mais