ter 7/maio/2024 16:36
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: André Berlinck/Incaper

Cafés produzidos no Caparaó ganham selo de origem. Lançamento será neste sábado

redacao
Redação Dia a Dia

Acontece neste sábado, em Guaçuí, o lançamento do Selo da Denominação de Origem (DO) Caparaó, com apresentação dos primeiros cafés selecionados, com lotes chancelados pela Associação dos Produtores de Cafés Especiais do Caparaó (Apec).

Durante o evento ainda serão apresentadas as aplicações do projeto de branding, feitas para a DO e realizadas em parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) e o Sicoob Credisudeste.

O lançamento encerra uma semana inteira de atividades voltadas para a divulgação do novo Selo.

O ciclo de eventos foi iniciado na segunda-feira (12), com uma Rodada de Negócios Virtual para relacionamento individual e entendimento comercial entre 29 compradores de todo o Brasil e 30 produtores com cafés chancelados pela Apec.

Como a Associação é a gestora da Denominação de Origem, ela também é a responsável por conceder o Selo aos cafés que atendem às especificações técnicas e respeitam os saberes e fazeres do Caparaó.

Segundo a analista do Sebrae/ES, Kelly Machado, para poderem participar da primeira Rodada de Negócios, os cafés foram avaliados por provadores certificados sob a responsabilidade do Conselho Regulador e atenderam aos critérios de qualidade e rastreabilidade necessários ao Selo. As amostras desses cafés foram enviadas aos compradores para prova e decisão sobre os produtos que queriam adquirir.

“Cada comprador foi convidado a informar suas escolhas à equipe do Sebrae/ES, sendo orientado para o encontro virtual. E durante a rodada eles puderam adquirir os cafés que desejaram”, explicou Kelly.

 

Leilões virtuais

Após a realização dessa Rodada de Negócios serão acrescidas aos lotes não comercializados mais opções de cafés, todas inéditas, a serem disponibilizadas na plataforma de leilões virtuais.

Com o bom resultado das primeiras negociações, e considerando o calendário do fim do ano, com muitas empresas de trading entrando em recesso, além do tempo hábil para enviar as novas amostras, o leilão virtual está previsto para ocorrer no próximo mês.

Dessa forma, o evento que estava previsto para acontecer entre os dias 14 e 16 de dezembro de 2022, foi adiado para ser realizado de 25 a 27 de janeiro de 2023.

 

Selo atesta a procedência do café

Cafés com terroir, de alta qualidade evidenciada por premiações e produzidos num ambiente de parcerias efetivas e orientadas para a inovação e qualificação. Todos esses lotes selecionados para receber o Selo da Denominação de Origem (DO) Caparaó vieram de cafezais que abraçam e protegem as encostas montanhosas do Parque Nacional do Caparaó.

“São produtos que se traduzem em grande capacidade de transformação socioeconômica, cultural e ambiental por toda a cadeia de valor da cafeicultura, exatamente por serem produzidos por pequenos agricultores familiares, e distribuídos nos 16 municípios que compõem a área de abrangência da DO do Café Caparaó, nos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais”, explicou Machado.

Além disso, esses cafés apresentam rastreabilidade que protege e certifica a procedência, a singularidade e a qualidade dos grãos e dos processos de produção. Essas especificações é que os classificam para receberam o Selo “Denominação de Origem Caparaó”.

resgate-bombeiros-rio-grande-do-sul

Em dois dias de trabalho, bombeiros capixabas resgatam 154 pessoas no RS

acao-pm-zumbi-tiroteio-07-05-2024

PM realiza operação no Zumbi em busca de criminosos que aterrorizaram moradores

guarda-zumbi-07-05-2024-b

Guarda mantém prontidão no Zumbi, em Cachoeiro, após intenso tiroteio

acidente-muqui-06-05-2024

Jovem morre após motocicleta sair da pista na BR 393

obras-soturno-06-05-2024

Autorizadas obras de pavimentação em 16 ruas do distrito de Soturno

casagrande-drenagem-vila-velha-06-05-2024

Governador inaugura obras de macrodrenagem para reduzir alagamentos em Vila Velha

presidente-lula-rio-grande-sul-06-05-2024

Governo federal anuncia liberação de R$ 580 milhões para o Rio Grande do Sul

obras-guandu-macrodrenagem-06-05-2024

Trânsito é liberado em parte da Linha Vermelha, no bairro Guandu

Leia mais