sex 3/maio/2024 15:42
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Patricia Pim/PMCI

Procon de Cachoeiro lista algumas dicas para as compras de fim de ano

redacao
Redação Dia a Dia

O Procon de Cachoeiro preparou algumas dicas para ajudar o consumidor nas compras de final de ano.

A primeira delas, segundo o coordenador do órgão, Fabiano Pimentel, é fazer as compras com bom senso, planejamento e evitando a tentação do consumo por impulso.

A orientação é sempre fazer as compras com antecedência e fugir da correria de última hora, que pode acabar pressionando os consumidores a gastarem mais do que o inicialmente planejado.

“O consumo e os gastos neste período de fim de ano devem ser bastante conscientes. O ano de 2022 tem sido bem difícil para grande parte dos brasileiros e o pagamento das contas deve ser sempre prioridade para evitar o superendividamento”, salienta.

Para isso, a sugestão é sempre preferir o pagamento à vista. Se a compra a prazo se tornar a única opção, as pessoas devem ficar atentas às taxas de juros, número de parcelas e ao custo efetivo total da operação para evitar o pagamento de taxas e gastos desnecessários.

Além disso, vale a pena ficar de olho nas propagandas com ofertas de produtos e serviços. Várias lojas divulgam encartes e anúncios nessa época do ano que podem trazer sugestões interessantes e ajudam a ter um parâmetro na hora de negociar.

Ao final, peça sempre a nota fiscal, pois ela é o documento que comprova a relação de consumo e, em caso de problemas, ampara queixas em órgãos de defesa do consumidor.

 

Cuidados extras nas compras pela internet

No momento de fechar negócios pela internet é preciso redobrar a atenção: observar procedimentos e recursos para garantir segurança na transação eletrônica, preferir sites confiáveis, guardar os documentos que atestam a relação entre consumidor e fornecedor e anotar dados que permitam identificar e localizar a sede da empresa são imprescindíveis.

Quando receber a encomenda, confira se corresponde à oferta; realize um teste imediato do desempenho do produto e veja se apresenta as qualidades e características esperadas. Em caso de qualquer irregularidade, não receba, ou se receber, comunique o fato imediatamente ao fornecedor.

 

Trocas e defeitos

É muito comum que o presenteado queira fazer a trocas de produtos por cor, tamanho ou gosto pessoal logo depois do Natal. Mas os lojistas não são obrigados. O consumidor apenas poderá exigir a troca se este apresentar defeito oculto na hora da compra.

Neste caso, o Código de Defesa do Consumidor estabelece o prazo de 30 dias para haver a solução do problema. Caso não seja sanado, poderá ser exigida a substituição do produto, a restituição do valor pago ou o abatimento proporcional do preço.

curso-on-line-02-05-2024

Inscrições abertas para 20 mil vagas em cursos profissionalizantes do QualificarES

peritos-auxiliares-02-05-2024

Vinte novos profissionais vão atuar nos serviços de Perícia Criminal do Espírito Santo

gov-eduardo-leite_sala-de-crise-chuva-02-05-2024

Governo do Rio Grande do Sul decreta calamidade pública após temporal que matou 13

padaria-top-obras-29-04-2024

Padaria de Cachoeiro realiza mutirão para contratar 150 funcionários

Guarda_Civil_Municipal

Homem rouba celular de adolescente, foge para a Ilha da Luz, mas é preso pela Guarda

Hospital Jayme Santos Neves

Hospital da Serra anuncia 65 vagas de emprego para diversos cargos

chuva-rio-grande-sul-01-05-2024

Temporais causam 10 mortes e deixam 21 desaparecidos no Rio Grande do Sul

emancipacao-venda-nova-01-05-2024

Venda Nova comemora 36 anos de emancipação. Confira as atrações da festa

Leia mais