A Câmara Municipal de Cachoeiro decidiu convocar, por unanimidade, as secretárias de Educação, Cristina Lens, e de Administração, Ana Carolina Fornazier, para prestarem esclarecimentos sobre a destinação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), especialmente a possível sobra de verbas até o final do ano.
A convocação foi proposta pelo vereador Léo Camargo (PL) e aprovada por todos os vereadores presentes.
“Sabemos que haverá sobra e queremos saber como será destinada essa verba. É mais plausível que o poder executivo considere a valorização dos servidores, com a possibilidade de um abono de fim de ano. Fizemos o convite inicialmente, mas como não houve comparecimento, optamos pela convocação, que foi aprovada por unanimidade”, afirmou o vereador.
A decisão de convocar as secretárias ocorreu após a presença de Mirela Vilela, gestora da Escola Maria Angélica Marangoni e membro do Conselho Municipal do Fundeb, na Câmara, na semana passada.
Mirela foi convidada pelos vereadores Sandro Irmão (PDT) e Diogo Lube (PDT) para esclarecer dúvidas sobre o uso dos recursos do Fundeb e a possibilidade de pagamento de abonos aos professores.
Em sua explanação, Mirela destacou que ainda não há uma resposta definitiva quanto ao pagamento do benefício, já que o balanço financeiro de novembro e dezembro é fundamental para confirmar se haverá ou não sobra de recursos.
“A pergunta que não quer calar é se haverá abono ou não. Mas, infelizmente, hoje não é possível responder a essa questão. Em novembro, há o pagamento da primeira parcela do 13º e das promoções horizontais. Em dezembro, é realizado o pagamento do restante do 13º, rescisões e férias”, disse Mirela.
Ela destacou ainda que a Secretaria Municipal de Administração fará o levantamento de gastos para saber quanto vai sobrar. “Hoje trabalhamos com expectativa e possibilidade. Ou seja, há uma expectativa e uma possibilidade de abono caso haja sobra do recurso”, explicou Mirela.