A Câmara de Cachoeiro vai fazer o que for possível para evitar que o flamboyant centenário plantado em frente à sua sede seja removido.
Quem assegura é o presidente da Casa, Brás Zagotto, que informa que enquanto aguarda o laudo oficial da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) está consultando especialistas no assunto para tentar evitar a medida.
“Sou contra o corte, evidentemente, e vamos fazer o que for possível para evitar que ela seja removida”, afirmou o presidente.
O corte do flamboyant foi indicado ao presidente da Câmara na terça-feira, por funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente que haviam sido chamados para realizar apenas a poda da árvore.
Após encontrarem um grande buraco no tronco, de cerca de dois metros de profundidade, os funcionários disseram que seria necessário fazer a extração total do flamboyant ainda esta semana, para evitar risco de queda e acidentes. Mas, até o momento, não apresentaram o laudo oficial por escrito solicitado pelo presidente.
“Não vou autorizar o corte sem que tragam um laudo definitivo, e sem consultar os outros poderes. Inclusive, já estou em contato com o Ministério Público. Se for preciso, iremos até contratar um profissional especializado para realizar um estudo e definir o que deve ser feito. Estamos torcendo para que possamos encontrar uma maneira de recuperar o tronco e manter o flamboyant, que é um dos símbolos de Cachoeiro”, diz Brás.