A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Espírito Santo (FCDL-ES) lançou uma campanha estadual com o mote “Quando você se cuida aí, nosso comércio abre as portas aqui” para orientar os capixabas na circulação segura em tempos de pandemia.
Folhetos com dicas estão sendo afixados em todas as lojas e espaços ligados à FDCL-ES. A expectativa da Federação é que com o avanço da vacinação a abertura permanente do comércio esteja mais próxima.
Alertam que mesmo com a população sendo vacinada, as medidas de combate à propagação do vírus ainda precisam ser respeitadas.
A FCDL entende que os novos Mapas de Risco divulgados pelo Governo do Estado mostra que a volta à normalidade está próxima, mas que as boas práticas precisam ser observadas, para que a economia melhore e os trabalhadores do comércio mantenham os empregos.
A mobilização é uma idealização da FCDL|ES e conta com apoio da Unimed, Sicoob, Sebrae, em parceria com o Governo do Estado.
Veja as dicas:
1- Evite aglomerações
Mesmo com a flexibilização nas regras de contenção, lembre-se que ainda não estamos no momento de participar ou promover aglomerações. Prefira reuniões com número reduzido de pessoas e não se esqueça dos cuidados.
2- Não abandone as máscaras
Muita gente por aí anda esquecendo que o uso da máscara de proteção contra a Covid-19 é importantíssimo para fazer com que a pandemia desacelere no nosso Estado.
3- Cliente, aguarde a sua vez!
O simples fato de respeitar e aguardar a vez para entrada nos estabelecimentos comerciais pode salvar vidas. Isso porque enquanto você espera aqueles minutinhos ao lado de fora, os colaboradores têm tempo de organizar a limpeza das superfícies até que o cliente que está sendo atendido deixe o local.
4- Lojista, obedeça às regras.
Além da limpeza constante das superfícies e das mãos, coloque álcool à disposição dos clientes e não aceite clientes ou funcionários sem a máscara de proteção em seu comércio. Muitas pessoas podem estar contaminadas e sem sintomas aparentes. Nunca sabemos quem pode estar transmitindo o vírus.
5- Não ignore os sintomas
Ao primeiro sintoma, procure uma unidade de saúde para fazer o teste de Covid-19. O que pode ser somente um mal-estar para você, pode custar a vida de alguém que se ama. Enquanto aguarda o resultado, faça o isolamento.