
A campanha nacional contra poliomielite, que terminaria nesta sexta-feira (30), foi prorrogada até o dia 27 de novembro com intuito de atingir maior cobertura vacinal do público-alvo.
Em Cachoeiro, já foram vacinadas mais de 4 mil crianças de até 5 anos, grupo alvo da campanha. A meta é imunizar 95% desse grupo, totalizando 10 mil crianças.
Dependendo do esquema vacinal registrado na caderneta, a criança poderá receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), como dose ou reforço extra, ou a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), como dose de rotina.
Já a campanha nacional de multivacinação termina nesta sexta (30). O público-alvo são as crianças e adolescentes menores de 15 anos, não vacinados ou com esquemas incompletos de qualquer vacina, para atualizar o cartão de vacinação.
Para receber a imunização, basta procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima que tenha sala de vacinação, levar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o cartão de vacinação.
Poliomielite
A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, pode levar a paralisias musculares, em geral nos membros inferiores, ou até mesmo à morte. A vacinação é a única forma de prevenção.
Sarampo
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
A campanha nacional para dose extra do sarampo, recomendada pelo Ministério da Saúde, também foi prorrogada até o dia 27 de novembro para pessoas de 20 a 49 anos, que vacinaram antes do dia 29 de março deste ano, em virtude dos surtos da doença registrados no Brasil e no exterior em 2019.
A população de 20 a 29 anos deverá receber a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola; as pessoas de 30 a 49 anos, a dupla viral, que imuniza contra sarampo e rubéola.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) reforça a importância da imunização pois o Espírito Santo faz divisa com Rio de Janeiro e tem rotas comerciais com São Paulo, estados que estão entre os que concentram a maioria dos casos no país.
Vacinação durante a semana
A sala de vacinação do Centro Municipal de Saúde “Bolívar de Abreu” funcionará, até esta sexta-feira (30), com horário estendido, das 7h às 19h.
De segunda a sexta-feira, as UBS funcionam de 8h às 16h. Já as UBS que não possuem sala de vacinas ofertam o serviço de vacinação uma vez por semana, das 9h às 15h. São elas: Parque Laranjeiras e Agostinho Simonato, às terças-feiras; Nossa Senhora da Penha, às quartas; e Vila Rica e Recanto, às sextas-feiras.
Confira a lista das Unidades Básicas de Saúde (UBS) que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h:
- Centro Municipal de Saúde “Bolívar de Abreu”
- Aquidaban
- Aeroporto
- IBC
- Novo Parque
- Abelardo Machado
- Gilson Carone
- Village da Luz
- Amaral
- União
- São Luiz Gonzaga
- BNH de baixo
- BNH de cima
- Zumbi
- Paraíso
- Coramara
- Nossa Senhora Aparecida
- Valão
Interior
- Soturno
- Burarama
- Pacotuba
- Córrego dos Monos
- Itaoca
- Conduru