qua 2/abril/2025 00:33
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Canal do Pinto. Foto: Alessandro de Paula

Canal do Pinto, um rio artificial feito por escravos

Alessandro-29-09
Alessandro Araujo de Paula

No interior de Itapemirim existe um rio artificial, construído há mais de 130 anos com mão-de-obra escrava para ligar as colônias italianas, suíças e libanesas de Rio Novo do Sul ao litoral.

Ele era navegável no passado. Hoje, no entanto, está esquecido. Pouca gente conhece, a não ser moradores da região que utilizam suas águas para irrigação das plantações ou para um refrescante banho.

Não é exagero dizer que sua construção foi semelhante a uma obra faraônica. Segundo alguns pesquisadores, na época cerca de 1 mil escravos trabalharam no canal até deixa-lo navegável.

A obra foi comandada pelo engenheiro português José Pinto Paca, daí o nome Canal do Pinto.

Diariamente, barcos levavam e traziam mercadorias e passageiros entre as colônias de Rio Novo e o Porto da Barra, que pertencia a Itapemirim na ocasião. Com a emancipação, hoje a área do porto pertence a Marataízes.

Alguns moradores da região defendem a revitalização do canal para estímulo ao turismo. Apesar de assoreado, o canal permite a navegação de pequenos barcos.

WhatsApp As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲

✅ Entrar agora

O rio artificial passa por mangues e propriedades rurais. Perto da foz, existem monumentos históricos como o Palácio das Águias e o Trapiche.

José Rubens foi um grande entusiasta do Canal. Foto: Alessandro de Paula

Também perto da foz, o pequeno rio, com suas águas claras e quentes, forma um local atrativo para o banho. É nesse ponto que, aos finais de semana, muitos moradores vão se refrescar ou simplesmente fazer piquenique ou jogar bola.

O jornalista e professor José Rubens Brumana, que morreu em 2020, foi um dos grandes entusiastas do Canal do Pinto. Para ele, a região está perdendo uma excelente oportunidade de explorar turisticamente o local.

Área para futebol e piquenique. Foto: Alessandro de Paula

 

Como chegar

Para chegar a esse ponto é preciso atravessar a ponte da Barra de Itapemirim e procurar a comunidade de Pontal, às margens da Rodovia do Sol (ES-060). A comunidade conhece o local como “O Lauro”. A água normalmente é rasa e morna, com bancos de areia no fundo.

O caminho para “O Lauro” é um atrativo a parte, com exceção do entulho que algumas pessoas insistem em depositar na entrada da trilha. A caminhada de cinco minutos é por uma trilha dentro de uma pequena mata formada por vegetação de restinga, ao som de pássaros.

Canal do Pinto. Foto: Alessandro de Paula

Respostas de 3

  1. Fato, geralmente desconhecido, curioso e interessante, como muitos outros de nossa maravilhosa história (sim, maravilhosa, apesar de opiniões contrarias).

  2. Construído há mais de 130 anos, portanto antes de 1894. A escravidão, foi oficialmente abolida no Brasil em 13 de maio de 1888, mas já vinha sendo abolida, parcialmente, por etapas, desde o início do Império. Jose Bonifácio e Dom Pedro I eram declaradamente contra a escravidão, bem como Dom Pedro II.

  3. O Canal do Pinto ,desemboca na Ponte do Amaral,no Rio novo , no Vale do Orobó,anos atrás as escolas levaram os alunos para conhercer infelizmente tudo foi esquecido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitores também comentam…
Programa CNH social lança 7 mil vagas

CNH gratuita: governo anuncia 7 mil vagas para 2025

Saiba como o hibisco pode deixar seu jardim mais exótico e colorido

Saiba como o hibisco pode deixar seu jardim mais exótico e colorido

Contribuintes a destinarem parte do Imposto de Renda 2025 para os Fundos Municipais da Criança e do Adolescente e dos Direitos da Pessoa Idosa

Cachoeirenses podem destinar parte do Imposto de Renda a fundos municipais

leilão do instituto de Previdência de Cachoeiro

Instituto de Previdência de Cachoeiro anuncia leilão eletrônico de bens imóveis

Curso de qualificação no turismo

Governo abre inscrições para cursos gratuitos de qualificação no setor de turismo

Itapemirim sediará encontro sobre cafeicultura susptentável

Itapemirim recebe encontro sobre cafeicultura sustentável nesta quarta

A escritora Fabiani Taylor com seu livro Eu ouvi das conchas do mar

Livro resgata memórias e trajetórias de mulheres piumenses

Concurso de crônicas para celebrar aniversário de Cachoeiro

Evangélicos celebram aniversário de Cachoeiro com concurso de crônicas e show gospel

Leia mais