dom 15/dezembro/2024 22:51
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Cardiopediatra aponta fatores que alteram colesterol das crianças

redacao
Redação Dia a Dia

Segundo a médica cardiopediatra Andressa Mussi Soares. hábitos alimentares desregrados, falta de atividade física regular e excesso de tempo na frente das telas são os principais fatores que contribuem para o aumento do colesterol entre crianças e adolescentes.

A entrevista da médica é no mês em que é lembrado o Dia mundial do Combate ao Colesterol Alto. A especialista diz que o público infantil já atingiu a marca dos 40% da população que apresenta alterações nas taxas de referência do colesterol.

Seja ela no aumento do LDL (colesterol ruim) ou na diminuição do HDL (colesterol bom). Comparado à população adulta do país, o indicador se iguala. Em homens e mulheres brasileiros, a taxa varia entre 38% e 42%.

“O dia oito de agosto marca essa luta. É uma data de grande importância para prevenção e conscientização da gravidade da doença cardiovascular”, frisa a cardiopediatra.

Ela lembra que hoje é a doença que mais mata no nosso país, sendo uma consequência de patologias como a aterosclerose, que é a obstrução que pode acontecer insidiosamente desde de a vida fetal até a vida adulta.

Dra Andressa reforça que é necessário mudar esse cenário “O risco de elevação do infarto do miocárdio em crianças e adultos jovens é real caso não haja redução nos indicadores”, pontua.

E para possibilitar a mudança desse quadro alguns hábitos saudáveis devem ser adotados, entre eles proporcionar às crianças uma alimentação rica em verduras, legumes e fibras.

“E também evitar gorduras trans e gorduras saturadas. Incentivar atividades físicas de intensidade moderada; criança precisa suar. Ela pode se exercitar jogando bola, dançando uma música que gosta entre outras atividades saudáveis e prazerosas”, destaca.

A médica diz que assim o metabolismo é ativado, melhorando a condição cardiovascular. Mas que é importante também diminuir o tempo diante da tela.

“As crianças não devem passar mais de duas horas em frente à tela. Seja ela do computador, celular ou televisão. Esse excesso traz consequências prejudiciais à saúde cardiovascular dessas crianças”, explica.

Andressa Mussi atua no Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim e deixa um importante recado às famílias. “Nossos filhos são nossos bens mais preciosos e podemos fazer muito por eles. Como cardiologista pediátrica, eu peço a todos que abracem essa causa. Juntos nós poderemos dar um não ao colesterol ruim, melhorar
o colesterol bom e fazer com que nossas crianças vivam saudáveis”, ressalta.

SAIBA MAIS

O setor de Cardiologia presta serviço de diagnóstico e tratamento, oferecendo atendimento humanizado e com alto padrão de qualidade para crianças a adultos.

Com equipamentos de última geração, inclusive para hemodinâmica, o setor tem Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e Unidade Coronariana (UCO).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

acidente-carreta-onibus-br-101-11-12-2024

Papai Noel chega neste sábado à Praça de Fátima em Cachoeiro

automovel-apreendido-14-12-2024

Motorista escolar de prefeitura do Caparaó colide com veículos e é detido por embriaguez

caim

Rumo ao Inexplicável: A Marca de Caim

camara-vereadores-alto-13-12-2024

Câmara de Cachoeiro será destaque no Tour 360º a partir de segunda-feira

morte-crianca-ibatiba-13-12-2024

Menino de 10 anos morre após suposta agressão em escola de Ibatiba

Árvore de Natal e feira de artesanato

Contagem regressiva para programação de Natal na Praça de Fátima em Cachoeiro

Vereadores recebem selo diamante

Câmara de Cachoeiro recebe Selo Diamante em Transparência Pública em evento no TCE-ES

coletiva-ferracob-12-12-2024

Ferraço revela a equipe que irá comandar Cachoeiro a partir de janeiro

Leia mais
plugins premium WordPress