O casal Rigléia e Gabriel Oliveira, moradores do município de Anchieta, criou há oitos anos dois projetos sociais. O “Voz e violão”, e o “Canto para o amanhã”, que ensinam gratuitamente canto, violão, bateria, dentre outros instrumentos musicais, para cerca de cem crianças e adolescentes. As aulas são aplicadas uma vez por semana na sala da própria casa do casal.
O projeto “Voz e violão” surgiu primeiro, e, posteriormente veio o “Canto para o amanhã”, relata o músico e musicoterapeuta Gabriel. “Hoje, um complementa o outro”, destaca.
Segundo ele, a iniciativa surgiu do desejo do casal de realizar um projeto social voluntário para a juventude, com foco na música. “É a necessidade que eu via em Anchieta de ter pessoas que abraçassem esses jovens, pessoas que os incentivassem em sua capacidade”, emociona-se a professora e musicista Rigléia.
Gabriel reforça o seu contentamento com o projeto. “Eu me sinto feliz. É melhor estarem aqui do que na rua, fazendo coisa errada. Eles são os meus amigos”, enfatiza.
O casal conta que os frutos da iniciativa já estão sendo colhidos. “Em todos os anos em que o projeto existe, várias crianças e adolescentes descobriram a música, melhoraram seu desempenho na escola e o comportamento em casa. Muitos adolescentes abandonaram as drogas e conseguiram uma profissão”, frisam.
Ian Lazarino fala da sua experiência no projeto. “Poucas pessoas me davam valor. Eu conheci o projeto com dezenove anos e para mim foi uma recuperação. Sempre me incentivaram”, ressalta.
Além de tirar jovens da vulnerabilidade social, o projeto já conta com dois novos instrutores. Ambos começaram como alunos e hoje também são voluntários.
O Widson Dutra é um deles e fala de sua trajetória. “Quando eu entrei não sabia fazer nada, aí comecei, o Gabriel me ensinou a tocar violão, depois baixo, bateria, e assim foi, e hoje em dia, eu sou um dos instrutores, que ajuda os alunos novos a tocar violão e outros instrumentos.”
O projeto realiza apresentações com os alunos por todo o estado.
Quem quiser ajudar a manter o projeto pode fazer contato pelo telefone 28-999892561.