A cidade de Castelo se despediu de Dona Neuza Bassani Costa, fundadora do Santuário Imaculada Esposa do Espírito Santo, em Aracuí. Ela quem teve a visão da aparição de Nossa Senhora e inspirou a construção do santuário.
Coincidindo com a celebração da Festa de Corpus Christi, na quinta-feira (30), o velório e sepultamento de Dona Neuza aconteceram em um dia marcado pela devoção religiosa, quando 1,5 quilômetro de tapete são estendidos pelas ruas da cidade em homenagem ao Santíssimo Sacramento.
O velório de Dona Neuza ocorreu na capela mortuária até às 13h30, quando o cortejo seguiu para o Santuário de Aracuí. Às 14h, as exéquias foram conduzidas pelo Padre Luiz no santuário, e logo após, Dona Neuza foi sepultada no cemitério da cidade.
Nas redes sociais, familiares, amigos e devotos compartilharam depoimentos emocionados, destacando a fé e o legado deixado por Dona Neuza.
“Ela fez o que Nossa Senhora pediu. Essa linda vida que teve foi cheia de puro Amor. Nossa Mãe do Céu pede e Seu Filho Jesus atende. Por isso, Neuza foi chamada neste lindo dia de Corpus Christi”, comentou uma moradora.
Outra devota ressaltou a importância de Dona Neuza para o Santuário: “A Dona Neuza foi vidente de Nossa Senhora para dar início ao Santuário de Aracuí! Que Deus conforte os corações de todos os familiares e amigos neste momento de dor. Dá-lhe, Senhor, o descanso eterno e brilhe para ela a vossa luz.”
A fé inabalável de Dona Neuza e seu impacto na vida de muitos foram destacados em várias mensagens. “Nossa querida fundadora do Santuário Imaculada Esposa do Espírito Santo nos deixou hoje, neste lindo dia de Corpus Christi. Com certeza é obra de Nossa Senhora. Ela sempre será lembrada, até na hora de sua partida, que nos deixou este lindo presente que é o Santuário Imaculada Esposa do Espírito Santo. Não é um adeus, Dona Neuza, é somente um até logo!”, disse um fiel.
Legado de fé e devoção
Dona Neuza Bassani Costa, que testemunhou a aparição de Nossa Senhora em 13 de maio de 1994, inspirou a construção do Santuário de Aracuí. Com o apoio financeiro do empresário Aremildo Pessim, o santuário tornou-se o maior a céu aberto da América Latina, atraindo milhares de fiéis e peregrinos em busca de curas milagrosas e graças alcançadas.
O Santuário de Aracuí celebrou recentemente seus 30 anos de fundação, com eventos que incluíram uma procissão e uma missa especial presidida pelo bispo diocesano, Dom Luís Fernando Lisboa. Dona Neuza, cuja devoção foi o catalisador para a construção do santuário, sempre será lembrada como uma figura central na vida religiosa da comunidade de Castelo.