sex 26/julho/2024 22:02
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Márcia Leal

Monumento do Itabira tem plano de manejo para uso sustentável da área

redacao
Redação Dia a Dia

O Monumento Natural do Itabira (Monai), unidade de conservação onde está o pico símbolo de Cachoeiro de Itapemirim, passa a ter um plano de manejo, documento que estabelece normas para ocupação e uso dos recursos naturais dentro da área.

O documento foi publicado no Diário Oficial do município na quarta-feira (29) e pode ser acessado neste Link. Leia a partir da página 11.

Segundo a prefeitura, o plano de manejo é essencial para o planejamento e a gestão participativa dos recursos naturais do Monai, sendo um instrumento importante para o desenvolvimento sustentável da unidade.

“A publicação deste plano é um marco para Cachoeiro de Itapemirim. Agora, temos um guia claro e detalhado para o uso sustentável dos recursos naturais do Itabira, garantindo a preservação ambiental e, ao mesmo tempo, promovendo o desenvolvimento social e econômico da região,” afirmou Victor Rabbi, secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Cachoeiro.

A construção do plano teve a participação da comunidade local por meio de reuniões e oficinas realizadas.

O plano de manejo do Monai detalha a relevância da unidade de conservação ao identificar seu propósito, significância e recursos e valores fundamentais. Também fornece subsídios para interpretação ambiental, avalia as necessidades de planejamento e dados para a unidade, e identifica as regras específicas e atos administrativos existentes.

Além disso, explicou o secretário, o plano garante a manutenção dos modos de vida tradicionais e a utilização sustentável da biodiversidade local.

“A criação deste plano envolveu um esforço coletivo significativo. Nossa prioridade agora é garantir que as diretrizes estabelecidas sejam seguidas e que possamos ver os resultados positivos dessa gestão compartilhada para o futuro do Monumento Natural do Itabira,” concluiu.

Monumentos Naturais

Os Monumentos Naturais, como o Itabira, são unidades de conservação destinadas à preservação de locais singulares, raros e de grande beleza cênica.

Eles permitem o uso indireto dos recursos naturais para atividades como pesquisa científica, ecoturismo e educação ambiental, além de outras atividades compatíveis com os objetivos de conservação da unidade.

No entanto, mesmo com a presença de propriedades privadas, é essencial que suas formas de uso e ocupação estejam alinhadas com os objetivos de preservação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

aquaviário

Grande Vitória vai ter cinco novas estações do Aquaviário

gado-rebanho-vaca-26-07-2024

Polícia investiga furto de gado em fazenda de Mimoso do Sul

Luna Hardman - foto Rafael Silva

Segunda etapa do Circuito Estadual de Bodyboarding agita as ondas de Guarapari

Abertura Fenaci Feira de Negocios 2024 - 24-07 (8)

Feira de Negócios e Agroturismo de Cachoeiro é aberta com grandes expectativas

trabalho-escravo-25-07-2024 - 1

Mulher resgatada após trabalhar 46 anos como doméstica sem salário

dinheiro-falso-25-07-2024

Casal do Espírito Santo investigado por espalhar dinheiro falso pelos Correios

cafu_2 - conmebol

Cafu, o capitão do Penta, faz palestra na Feira de Negócios de Cachoeiro

victor-coelho-24-07-2024 (1)

Excelência em gestão: Cachoeiro conquista certificação Safira da Caixa Econômica

Leia mais