sáb 15/junho/2024 10:15
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Márcia Leal

Monumento do Itabira tem plano de manejo para uso sustentável da área

redacao
Redação Dia a Dia

O Monumento Natural do Itabira (Monai), unidade de conservação onde está o pico símbolo de Cachoeiro de Itapemirim, passa a ter um plano de manejo, documento que estabelece normas para ocupação e uso dos recursos naturais dentro da área.

O documento foi publicado no Diário Oficial do município na quarta-feira (29) e pode ser acessado neste Link. Leia a partir da página 11.

Segundo a prefeitura, o plano de manejo é essencial para o planejamento e a gestão participativa dos recursos naturais do Monai, sendo um instrumento importante para o desenvolvimento sustentável da unidade.

“A publicação deste plano é um marco para Cachoeiro de Itapemirim. Agora, temos um guia claro e detalhado para o uso sustentável dos recursos naturais do Itabira, garantindo a preservação ambiental e, ao mesmo tempo, promovendo o desenvolvimento social e econômico da região,” afirmou Victor Rabbi, secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Cachoeiro.

A construção do plano teve a participação da comunidade local por meio de reuniões e oficinas realizadas.

O plano de manejo do Monai detalha a relevância da unidade de conservação ao identificar seu propósito, significância e recursos e valores fundamentais. Também fornece subsídios para interpretação ambiental, avalia as necessidades de planejamento e dados para a unidade, e identifica as regras específicas e atos administrativos existentes.

Além disso, explicou o secretário, o plano garante a manutenção dos modos de vida tradicionais e a utilização sustentável da biodiversidade local.

“A criação deste plano envolveu um esforço coletivo significativo. Nossa prioridade agora é garantir que as diretrizes estabelecidas sejam seguidas e que possamos ver os resultados positivos dessa gestão compartilhada para o futuro do Monumento Natural do Itabira,” concluiu.

Monumentos Naturais

Os Monumentos Naturais, como o Itabira, são unidades de conservação destinadas à preservação de locais singulares, raros e de grande beleza cênica.

Eles permitem o uso indireto dos recursos naturais para atividades como pesquisa científica, ecoturismo e educação ambiental, além de outras atividades compatíveis com os objetivos de conservação da unidade.

No entanto, mesmo com a presença de propriedades privadas, é essencial que suas formas de uso e ocupação estejam alinhadas com os objetivos de preservação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vista-cachoeiro-14-06-2024

Cachoeiro facilita abertura de empresas com novas medidas de desburocratização

veado-catingueiro-14-06-2024

Filhote de veado-catingueiro é resgatado no ES após mãe ser atacada por cães

apreensao-droga-marataizes-14-06-2024

Homem é preso em Marataízes com mais de 100 pinos de cocaína

caminhonete-apreendidab-13-06-2024

Foragido é preso após perseguição policial a caminhonete em Alegre

assembleia-governo-marcelo-casagrande-13-06-2024b

Governo e Assembleia do ES investem R$ 5 milhões na agricultura familiar

desmontagem-cabines-terceira-ponte-13-06-2024

Começa a desmontagem das cabines de pedágio na Terceira Ponte

acidente-br-101-mimoso

Acidente com carreta e caminhão interdita BR-101 em Mimoso do Sul

paciente-pedido-casamento-13-06-2024

Paciente internada é pedida em casamento no Dia dos Namorados

Leia mais