No alto da serra capixaba, em Pedra Azul, um empreendimento familiar tem se destacado não apenas pela produção de vinhos de qualidade, mas também pela paixão e dedicação que envolvem cada etapa do processo. A vinícola Cave Rara, cujo o nome foi inspirado no aspecto pioneiro e ainda inicial da produção de vitis-vinífera na região, foi fundada por Gustavo Gomes Vervloet. Fruto de um sonho que começou a ganhar forma em 2017 quando, após um curso de sommelier, ele decidiu explorar o potencial da viticultura de altitude na serra capixaba.
Gustavo é empresário, sommelier e viticultor. O empreendimento foi ganhando espaço na propriedade que abriga não apenas a vinícola, mas também a charmosa pousada e restaurante Quinta dos Manacás, na qual tem como sócia sua mãe, Cida Gomes. – “Foi como a realização de um sonho”, conta Gustavo, ao relembrar os primeiros passos do projeto enquanto descobria o alto nível de qualidade dos vinhos de altitude e colheita de inverno, que utilizam a tecnologia da dupla poda.
Essa técnica consiste na inversão do ciclo normal da videira, no qual os frutos são colhidos no verão. Na dupla poda, como o nome já sugere, são feitas duas podas anuais, o que possibilita que o período de maturação e de colheita das uvas aconteça no inverno. Na nossa região essa estação possui menor incidência de chuvas e elevada amplitude térmica (diferença de temperatura entre o dia e a noite), proporcionando mais sanidade, aroma e concentração de cor aos frutos, o que contribui para o aumento na qualidade do vinho. Essa metodologia foi desenvolvida por pesquisadores brasileiros da Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) e tem sido aplicada em várias regiões brasileiras com essa característica climática. Além do Espírito Santo, Minas Gerais, Serra da Mantiqueira, Bahia e centro – oeste brasileiro já estão desenvolvendo a viticultura graças a Dupla Poda.
Para a Cave Rara, desde a implantação dos vinhedos, consultoria técnica em viticultura e enologia, manejo das videiras, entre outras fases, foram anos de testes, erros e acertos até encontrar os clones ideais de Syrah e Sauvignon Blanc para o terroir de Pedra Azul. – “Em 2020, criamos a Cave Rara, e em 2021 lançamos nossa primeira safra de Syrah”, conta Gustavo. Hoje, a vinícola conta com 1.700 pés de Syrah e 400 de Sauvignon Blanc, com expectativa de colher 2 toneladas de uva em 2025, resultando em aproximadamente 1.450 garrafas de vinho.
Um terroir único e desafiador
A produção de vinhos em um terroir novo, como o de Pedra Azul, é um investimento repleto de desafios e descobertas, mas, antes de tudo, uma aposta nos estudos que apontam o potencial da uva vitis-vinifera em um terroir de altitude na região sudeste do Brasil, explica Gustavo.
As uvas colhidas na propriedade são transportadas para Espírito Santo do Pinhal, onde a vinificação é realizada na vinícola Terra Nossa, sob a supervisão do enólogo Cristian Sepúlveda, uma parceria que tem garantido a excelência e qualidade do produto final.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Enoturismo e experiências gastronômicas
Além da produção de vinhos, a Cave Rara investe no enoturismo, oferecendo aos visitantes uma experiência completa. Na pousada Quinta dos Manacás, os hóspedes podem degustar os rótulos da vinícola enquanto apreciam a vista deslumbrante do vinhedo. No restaurante, harmonizações cuidadosamente elaboradas combinam os vinhos com pratos sazonais, criando uma experiência gastronômica única. O empreendimento ainda conta com a produção de carnes curadas em charcutaria e os méis da Uruçu Capixaba que polinizam as oliveiras da propriedade.
“O enoturismo é fundamental para a economia local, além de promover nossos vinhos, ele atrai visitantes para a região, gerando renda e movimentando outros setores, como o comércio e a hotelaria. ”, afirma Gustavo
Futuro promissor
Com a qualidade das uvas aumentando e o vinhedo respondendo cada vez melhor ao terroir, a Cave Rara aguarda com otimismo a chegada da quinta safra. Com esse aumento é importante expandir investindo em processos, tecnologia e novos projetos.
Para quem deseja conhecer de perto essa história de paixão e dedicação, vale a pena subir a serra capixaba e encontrar na Cave Rara, não apenas vinhos de qualidade, mas também uma experiência única, cercada pela beleza da região serrana. A propriedade fica na Rota dos Lagos, São José do Alto Viçosa, Pedra Azul. Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp (27) 99810-3440 ou siga a Cave Rara no Instagram @cave_rara_wine.