sex 26/abril/2024 01:17
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Contratados vão trabalhar no Censo. Foto: IBGE

Censo Demográfico 2022 está mais ágil e moderno, diz IBGE

redacao
Redação Dia a Dia

Segundo o chefe da Unidade Estadual do IBGE no Espírito Santo, Max Athayde Fraga, o Censo Demográfico 2022 está na etapa de coleta de informações.

Para isso, utiliza instrumentos de pesquisa modernos para garantir à população maior agilidade e precisão na hora da coleta de dados.

Athayde destaca que os recenseadores estarão munidos de um dispositivo móvel de coleta (DMC) que vai permitir maior agilidade no processo de coleta das informações e maior segurança dos dados.

“Os softwares foram feitos para o Censo pelo próprio IBGE e contêm mapas digitais portáteis, posição dos recenseadores no mapa em tempo real, além de imagens de satélite, com alta resolução, disponíveis para praticamente todas áreas urbanas e rurais”, explica.

O monitoramento das áreas cobertas pelos recenseadores é outro ponto positivo do DMC, pois os supervisores terão uma visão geral dos domicílios visitados e podem alinhar as rotas em casos de desvios.

Vale salientar que o IBGE captará, pela primeira vez, as coordenadas de todos os domicílios. As coordenadas geográficas consistem em um dos métodos mais eficientes de localização, pois permitem identificar qualquer ponto na superfície da Terra por meio dos valores de latitude e longitude.

Com toda essa modernização, o Censo 2022 cumpre o seu papel de nortear repartições a respeito de recursos públicos; conhecer com detalhes os recortes específicos da população brasileira; levantar informações estratégicas para a iniciativa privada; conhecer as condições de vida da população e das famílias e obter informações sociodemográficas e econômicas para o meio acadêmico.

Em contrapartida, é importante que a sociedade responda e esteja aberta para cooperar com o Censo. Athayde Frafa diz que responder ao Censo é um ato de cidadania na medida em que o cidadão se compromete com o futuro do país.

O chefe da unidade estadual do IBGE ressalta que do papel ao DMC, o processo foi agilizado para fazer da pesquisa um processo rápido e contribuitivo.

“Então, quando o recenseador bater à sua porta, atenda-o e responda à pesquisa. Ele também é uma mola propulsora para o nosso amanhã. Contamos com vocês para fazermos um Censo de qualidade e fidedigno”, solicita Fraga.

 

SAIBA MAIS

– Neste ano, o Censo completa 150 anos do primeiro recenseamento feito no País. Realizado ainda na época do Império, em 1872, a primeira pesquisa censitária perguntava, entre outros itens, se o entrevistado era “livre” ou “escravo” e os formulários de papel eram distribuídos país afora em lombo de burro.

– O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesse contexto, tem o papel de conduzir o Censo desde 1940 sendo o responsável por oito dos 12 Censos realizados até os dias atuais.

– No Brasil, cerca de 75 milhões de domicílios receberão a visita dos recenseadores e, no Espírito Santo, aproximadamente 1,4 milhão de domicílios serão visitados.

– Cerca de 3600 recenseadores estarão devidamente uniformizados, com colete e crachá, além deQR Code para checagem dos moradores, para aplicar dois tipos de questionários: o básico com 26 questões e o ampliado com 77 questões.

– A entrevista tem duração média de 5 minutos para o questionário básico e 18 minutos para o ampliado.

 

Governador_Casagrande_São_Paulo_25_04

Casagrande apresenta potencialidades do Espírito Santo em evento de São Paulo

-hospital-antonio-bezerra-de-faria_25_04

iNOVA Capixaba abre concurso para quase 600 vagas em hospitais em Vitória e Vila Velha

reunião operação safra_24_04

Operação Safra é iniciada para proteger colheita de café em Anchieta

PRF_moto_clonada_Iúna_25_04_24.jpg

Homem diz à PRF que comprou moto clonada para usar na roça

Pier_Itaipava_22_04

Pescadores de Itapemirim recebem vacinas contra a gripe

Polícia_Federal_25_04

Polícia Federal faz operação para reprimir fake news nas eleições

Associação_Evangelizar_Mimoso_25_04

Associação Evangelizar doa 8 toneladas de alimentos às vítimas da enchente em Mimoso

pregos-caminhao-correios-25-04-2024

Armadilha na estrada: Bandidos usam pregos para tentar roubar carreta dos Correios em Mimoso

Leia mais