O chefe Nagem Antônio Abikahir está prestes a enfrentar um grande desafio em sua carreira ao competir no concurso nacional de gastronomia organizado pela Associação Brasileira de Chefs (Abrachefs).
Nagem, que é o único representante do Espírito Santo na competição, foi selecionado devido ao seu título de embaixador da gastronomia do Brasil e por ser o atual campeão estadual e brasileiro.
A competição, que contará com chefs de todos os estados do Brasil, exceto do Rio Grande do Sul devido à grande enchente que assolou a região, é altamente disputada e inclui participantes que já se destacaram em programas como MasterChef.
O desafio, considerado o mais importante do país, será em Macapá, no Amapá, de sexta-feira (31) a domingo (2), onde os concorrentes terão que cozinhar com ingredientes surpresa revelados apenas no momento da prova.
“Estou preparado, porém tenso. Pelo tamanho e forma do evento, pela qualidade dos candidatos e a forma como será a disputa. Será uma caixa surpresa. Vou saber o que vou cozinhar na hora da prova quando abrir a caixa lacrada”, comentou.
A competição será julgada por um corpo de jurados experiente e internacional, composto por três franceses, um peruano e um brasileiro.
“É um grande desafio, mas estou confiante e honrado por representar o meu estado e a nossa rica cultura gastronômica”, declarou Nagem, que conta com o apoio de sua família, incluindo sua filha Sâmia e sua namorada Jéssika, enquanto se prepara para a competição nacional.
Quem é ele?
De Iúna, Região do Caparaó, Nagem Antônio Abikahir formou-se em direito e se tornou advogado, mas foi na culinária que encontrou sua paixão.
Iniciou sua trajetória na gastronomia há 23 anos, inspirado pelos ensinamentos de sua avó Zuleika e sua mãe Margarida.
Hoje, ele é proprietário da Charcutaria Abikahir, uma fábrica de linguiças artesanais, e do Restaurante do Nagem, especializado em frutos do mar. Além disso, ele atua como personal chef, realiza eventos, ministra aulas e cursos de charcutaria.
Em 2022, Nagem conquistou o prêmio Enchefs estadual e o prêmio Dólmã nacional, garantindo-lhe o título vitalício de Embaixador da Gastronomia do Brasil.
Em 2023, ele foi premiado pelo melhor prato do Caparaó. Agora, ele se prepara para representar o Espírito Santo em um evento que promete testar todas as suas habilidades culinárias e sua capacidade de improvisação.
Patrocinadores
- Esquadrias Rafar
- Atacarejo Caparaó
- Iúna bebidas
- Academia do Fernandinho
- Aiboo Delivery
- Cetesc
- Medserrana
- Cervejaria Panzert
- Estética Ester Mota
- Ótica do Helder
- Oftalmo Dr Daniel
- Charcutaria Abikahir
- Help Net