Foto: Reprodução redes sociais

Chuva de granizo e ventania assustam moradores em Itapemirim e Anchieta

Chuva de granizo e ventania assustam moradores em Itapemirim e Anchieta
Redação Dia a Dia

O município de Anchieta foi atingido por uma forte tempestade acompanhada de ventos muito fortes na tarde desta terça-feira (17), por volta das 15h, entre Castelhanos e Iriri. O temporal durou apenas 15 minutos, mas  assustou moradores e turistas.

Em poucos minutos, vídeos circularam pela internet mostrando a fúria do vento e da chuva. Num deles é possível ver mesas e cadeiras de plástico, provavelmente de um bar, sendo arrastadas.

Algumas casas foram parcialmente destelhadas, inclusive o anexo do Santuário de Anchieta, e 20 árvores caíram, mas nenhuma família ficou desabrigada ou desalojada, informa a Defesa Civil de Anchieta. Alguns moradores relatam que pedras de granizos pequenas também caíram na região.

A Defesa Civil informou ainda que as equipes fizeram a remoção de árvores e atendimentos à população, mas não houve chamados de prejuízos de grande porte.

Teve também chuva de granizo em Itapemirim, onde o fato foi registrado por outros vídeos feitos por moradores, que mostravam pedras de gelo maiores que bolas de gude. Quatro comunidades foram afetadas pela chuva de granizo: Sapucaia, Palmital, Piabanha do Norte e Fazenda Velha.

O Município de Itapemirim, por meio da Defesa Civil, também informa que não recebeu nenhum alerta de sinistro dessa magnitude, apenas o alerta de mudanças climáticas válidos para o Estado.

Frente FriaSegundo a Defesa Civil do Estado, uma frente fria se aproxima e deve fazer cair as temperaturas de forma acentuada já a partir desta quinta-feira (19).

A informação é de que nos municípios com altitude superior a 700 metros têm risco moderado para geada, e 13 deles foram listados pela Defesa Civil, que diz que não há previsão de chuvas para os próximos dias, apesar da queda de temperatura, que pode chegar a 5º em algumas regiões do Estado.

Veja os municípios em que pode gear:

– Afonso Cláudio

– Brejetuba

– Conceição do Castelo

– Divino de São Lourenço

– Domingos Martins

– Dores do Rio Preto

– Guaçuí

– Ibatiba

– Ibitirama

– Irupi

– Iúna

– Muniz Freire

– Venda Nova do Imigrante