sex 26/abril/2024 13:56
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Clube de Leitoras criado em Cachoeiro propõe leitura apenas de autoras nacionais

foto perfil anete3
Anete Lacerda

Em que momento da vida nos tornamos as mulheres que somos hoje? Como encontrar o tempo das palavras que não sabemos expressar e que cada mulher comum carrega dentro de si, num universo de pequenos detalhes? Como aprendemos a olhar para todas as mulheres que não somos?

É com o objetivo de buscar respostas para essas e outras perguntas, e também para conhecer melhor as autoras brasileiras a partir dos seus escritos,  que foi criado em Cachoeiro o Clube de Leitoras, que como o nome sugere, é exclusivo para mulheres. Certamente não é o primeiro com esse objetivo, mas nasceu com propósitos muito bem definidos.

Segundo Olívia Batista de Avelar, professora de inglês, pós graduada em Filosofia, apaixonada por cinema e escritora, a proposta foi feita pela amiga Roseane Tófano em janeiro e foi imediatamente abraçada por ela, que ajudou nos preparativos e enviou os convites. Hoje, relata, são 13 participantes, com possibilidade de receber quantas mais quiserem abraçar a ideia.

Os encontros serão mensais e a proposta é ler um livro de escritoras brasileiras nesse período, que será discutido a cada encontro.

“Nosso Clube é informal, mas eu e Roseane atuamos como organizadoras. Por exemplo, eu organizei as leituras desse ciclo. E Roseane comprou um livro pra ser sorteado pelo mês das mulheres. Não repassamos os custos, é inteiramente gratuito para as participantes”, frisa.

E querem saber porque as autoras femininas foram as escolhidas por esse grupo? Quem conta é Olívia Avelar: “percebemos que é muito mais presente ler autores homens e também livros traduzidos. Queremos ler e priorizar as autoras que constroem a literatura brasileira”, enfatiza.

Os encontros são presenciais, a cada mês na casa de uma das componentes. “Queremos construir nossa visão de mundo junto com essas autoras e com nossas amigas. A visão de mundo que temos e também nossos afetos são perpassados pela visão masculina e isso não nos privilegia como indivíduos”, pontua Olívia.

A professora de Inglês diz que este é um espaço onde poderão, principalmente, discordar – do livro e uma das outras – e saber que todas serão respeitadas nas diferenças.

“Queremos um lugar de acolhimento e amizade , mas principalmente um lugar onde sabemos que temos voz. Lya Luft abriu as portas com seu livro Múltipla Escolha, pois antes de qualquer passo precisamos ler sobre onde e quando somos e estamos”, enfatiza.

Olívia conta que agora em março estão lendo  “A Bolsa Amarela” de Lygia Bojunga, já que dentro de todas as mulheres ainda mora a menina que um dia fomos.

Os seis primeiros livros já foram definidos. As aniversariantes do mês recebem como mimo um marcador de página. Olívia diz que a sensação de estar no Clube de Leitoras é de pertencimento, e que isso inclui as autoras.

“Sentimos falta de estar entre mulheres e de cultivarmos amizades. Mulheres adultas tem muitas obrigações: família, casa, trabalho, filhos. E só se sobrar tempo investem em suas amizades e em tempo de qualidade com amigas. Precisamos mudar isso e privilegiar nosso bem estar, nossos afetos e nossas relações sociais de amizade”, pontua.

 

SAIBA MAIS

Seis primeiros livros escolhidos:

1 – Lya Luft  – Múltipla Escolha

2 -Lygia Bojunga – A bolsa amarela

3 – Lygia Fagundes Telles – As Meninas

4 – Clarice Lispector – Conto “Amor” do livro Laços de Família

5 – Cecília Meireles – Viagem

6 –  Conceição Evaristo  – Olhos D’água

Polícia_Civil_Operação_Armeria-26_04_24

Seis pessoas da mesma família são presas por fabricar e vender armas para o crime organizado

Ciclo do Saber Turismo - 24.04 (8)

Caparaó capixaba debate potencial turístico e econômico no sul do Estado

Corrida_Santa_Rita_24_04

Inscrições abertas com 300 vagas para a 4ª Corrida de Santa Rita

Feijoada São Jorge_Anchieta_25_04_24

Anchieta terá feijoada com distribuição gratuita em homenagem a São Jorge

Nova_Sede_Promotoria_Justiça_Rio_Novo_Sul_25_04

Nova sede da Promotoria de Justiça é inaugurada em Rio Novo do Sul

neoindustrialização_ES_25_04_24

Financiamento para neoindustrialização alavanca crescimento industrial capixaba

Governador_Casagrande_São_Paulo_25_04

Casagrande apresenta potencialidades do Espírito Santo em evento de São Paulo

-hospital-antonio-bezerra-de-faria_25_04

iNOVA Capixaba abre concurso para quase 600 vagas em hospitais em Vitória e Vila Velha

Leia mais