A coleta seletiva em Cachoeiro de Itapemirim, realizada por meio do projeto Vem Reciclar, foi temporariamente suspensa.
O motivo, segundo a Secretaria de Meio Ambiente (Semma), foi o incêndio que danificou a sede da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Cachoeiro (Ascomirim), no bairro Coronel Borges, na teça-feira (26).
No local, são recebidos e tratados para reciclagem os materiais reaproveitáveis recolhidos no município.
De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Andressa Colombiano, o espaço passou por três perícias – do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil e da Defesa Civil Municipal – e foi desinterditado para o trabalho de limpeza, que começou na manhã desta quinta (28) por equipes da prefeitura.
“Porém, ainda não podemos definir um prazo para o retorno das atividades na sede da Ascomirim, pois não se trata, apenas, de limpar o local. Precisamos avaliar a extensão dos danos materiais provocados pelo incidente”, explicou a secretária.
A secretária ressaltou que durante a suspensão, os moradores tentem guardar o material reciclável em casa.
“Apenas em último caso, não havendo possibilidade de armazenamento, esses resíduos podem ser destinados para coleta de lixo comum. Pedimos a compreensão de todos”, recomenda Andressa.
A prefeitura informou que a Ascomirim conta com todo o suporte necessário. Os associados recebem cursos de capacitação profissional e cuidados de higiene e segurança no trabalho, bem como assistência social.
Na parte da logística de transporte de materiais recicláveis, dois caminhões são destinados às atividades. Um deles está sob a responsabilidade da Semma. O outro é empregado pela empresa responsável pela coleta de resíduos sólidos no município.