Centenas de fiéis se reuniram neste domingo, 17 de março, para participar da 16ª Caminhada Penitencial”, nas ruas do distrito de Piaçú, no município de Muniz Freire.
O evento marcou a retomada da procissão, que não ocorria desde 2020, devido a Pandemia de Covid-19.
Da comunidade Imaculada Conceição (matriz), os fiéis partiram em caminhada, e foram se encontrando, ao longo do caminho, com os outros. O grupo seguiu até a comunidade Menino Jesus – final do percurso e da celebração.
“O trajeto foi muito importante no qual nós rezamos a via sacra. Estiveram presentes representantes das nossas 19 Comunidades Eclesiais de Base”, explicou o pároco, padre Bruno Firmino.
Fraternidade e Amizade Social
Segundo a organização, aproximadamente 800 fiéis percorreram cerca de 11 km. O tema da edição de 2024, escolhido pela Paróquia Imaculado Coração De Maria foi a Campanha da Fraternidade 2024: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós todos sois irmãos e irmãs” (Mc 23,8).
Segundo a organização, a intenção é preparar os fiéis para a festa da páscoa – principal celebração do calendário litúrgico. Após a caminhada foi ofertado um café da manhã e, logo em seguida, celebrada a Santa Missa.
“Foi um momento muito importante para nossa paróquia onde, pela Caminhada Penitencial, vivemos com profundidade esse deserto da Quarema na qual iniciou-se no primeiro domingo deste tempo litúrgico (dia 18 de fevereiro), quando o evangelho nos falava desse deserto. Foi um momento muito importante, só temos que agradecer a Deus!” Concluiu padre Bruno.
Caminhada
A caminhada acontece no período da Quaresma. A Quaresma começa na quarta-feira de cinzas, que, neste ano, ocorreu no dia 14 de fevereiro, e vai até a Semana Santa.
Este é o período que antecede a maior festa do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no domingo de Páscoa. O período é reservado para a reflexão e a conversão espiritual.