Um comerciante de 53 anos de Itapemirim realizou um sonho antigo, construiu uma casa de estuque semelhante à primeira residência em que ele morou na sua infância.
Edilson da Silva Souza disse que há muitos anos possui o desejo de construir uma casa de estuque, uma forma de relembrar as antigas residências construídas na roça.
Reuniu um grupo de amigos e familiares e aos poucos foi construindo a residência até a inauguração no dia 17 de março.
Foram seis meses de construção, sempre nas horas vagas e sem muita pressa. Ele foi fazendo aos poucos, seguindo todas as etapas tradicionais. Teve o dia de colher a palha, abrir a palha, envarar, de colocar o barro e depois mais um tempo para os ajustes finais.
A casa foi construída no quintal de sua residência em uma pequena chácara na localidade de Vargem Grande, distrito de Piabanha do Norte.
“Era um sonho antigo. Há muitos anos queria fazer, mas só agora consegui colocar em prática. Meu desejo é mostrar para as pessoas de hoje como realmente funcionava o processo de construção de uma casa de estuque e como ficava”, disse o comerciante.
No total, o comerciante gastou cerca de R$ 15 mil, entre material e mão de obra. A residência foi totalmente decorada com objetos de antigamente, muitos deles doados e funciona como uma espécie de museu.