qua 22/maio/2024 11:15
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Por Aldo Aldesco, com edição de Angèle Murad

Comissão de Saúde identifica demandas de profissionais em Cachoeiro

redacao
Redação Dia a Dia

O presidente da Comissão de Saúde, Dr. Bruno Resende, integrou equipe que visitou unidades de saúde / Foto: Aldo Aldesco
A Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (Ales) cumpriu intensa agenda de visitas em Cachoeiro de Itapemirim, no sul do estado, nesta quarta-feira (20). A equipe, tendo à frente o presidente do colegiado, deputado Dr. Bruno Resende (União), fez reunião com os gestores de cinco unidades de saúde: dois hospitais filantrópicos, um psiquiátrico, um centro de especialidade e o Samu.

Morador da cidade, Dr. Bruno Resende avaliou que o Centro Regional de Especialidades de Cachoeiro de Itapemirim, apesar da grande demanda, carece de profissionais para o atendimento em neurologia e psiquiatria.

Santa Casa

Já no principal hospital de atendimento de emergência a traumas do sul do estado, a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro, há uma sobrecarga na demanda. Com 170 leitos e mais dez de emergência, a unidade recebe até pacientes de Guarapari, município fora da abrangência regional da unidade, de acordo com o seu diretor-geral, Afrânio Emílio de Carvalho.

A reivindicação ouvida no Centro de Atendimento Psiquiátrico Aristides Alexandre Campos (CAPAAC), instituição estadual voltada para a saúde mental, aponta para a necessidade de pelo menos mais cinco leitos, além dos três existentes, para o atendimento de retaguarda (pronto-socorro). O hospital tem 35 leitos na enfermaria para os pacientes que necessitam de mais tempo de internação. Outra demanda é um estacionamento interno, conforme manifestou a diretora-geral do centro, Elaine Silva Santos.

Hospital Evangélico

A equipe da Ales também visitou o Hospital Evangélico, maior instituição de saúde da região sul e referência em tratamento do câncer, cardiologia, cirurgia vascular de alta complexidade e neurologia. O diretor-geral do hospital, Wagner Medeiros Júnior, relatou que o Evangélico foi o primeiro hospital no estado a ter máquina computadorizada para diálise.

O pioneirismo também vem na área de cirurgia cardíaca em criança e neonatal, entre outras especialidades. A unidade tem 276 leitos, sendo 215 deles exclusivamente para o Sistema Único de Saúde (SUS), e 20 leitos na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Atualmente, o Hospital Evangélico está construindo uma unidade, vizinha à atual, exclusiva para o tratamento do câncer em todas as suas etapas e especialidades, como já vem sendo realizado pelo hospital. O projeto prevê 120 leitos, dos quais 20 na UTI.

Samu

A visita ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que recentemente recebeu novas instalações e equipamentos, foi para debater ajustes necessários no atendimento geral, uma vez que essa unidade do Samu faz parte do consórcio de municípios denominado Polo Sul. O deputado foi recebido pela coordenadora do Samu, Mônica Miranda, e por Michele Almeida, coordenadora do consórcio.

frio-parque-nacional-caparao-21-05-2024 (1)

Frio abaixo de zero e geada transformam paisagem do Parque Nacional do Caparaó

peter-costab-21-05-2024

Golpista clona número do prefeito e faz vítimas em Mimoso do Sul

arroz-20-05-2024

Procon notifica supermercados em Cachoeiro para não aumentarem o preço do arroz

sala-do-empreendedor-mei-20-05-2024

Começa a Semana do MEI em Cachoeiro. Veja como participar das capacitações gratuitas

apreensao-bebidas-PRF-20-05-2024

PRF apreende 2,1 mil litros de bebidas sem nota fiscal em Mimoso do Sul

militares-es-rio-grande-do-sul-b-20-05-2024

Governador envia mais militares para reforçar proteção de abrigos no RS

acidente-br-101-20-05-2024 - 1

Duas pessoas morrem na BR 101 no mesmo local em que 5 perderam a vida no mês passado

cruzamento-etelvina-vivacqua-linha-vermelha-nova-brasilia-zumbi-20-05-2024

Trecho da Linha Vermelha interditado por 30 dias para obras de pavimentação

Leia mais