ter 16/dezembro/2025 15:19
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Compras pela internet: Correios alertam clientes a não caírem em golpes

Com o aumento de compras pela web durante a pandemia, empresa reforça que não manda mensagens a seus clientes sem autorização.
Foto ilustrativa: Pixabay

Com o crescente isolamento social, as compras feitas pela internet aumentaram. Por isso, os Correios orientam clientes e consumidores que aguardam encomendas em casa para observarem a origem de mensagens e alertas eletrônicos relativos às compras. Isso porque circulam pela internet mensagens que podem ocultar intenções criminosas de fraudes on-line.

Segundo os Correios, muitas empresas se passam por confiáveis para atrair clientes, mas usam técnicas para “fisgar” dados pessoais, causando inúmeros prejuízos às vítimas.

Para não cair em golpe, os Correios afirmam que não enviam mensagens eletrônicas sem a prévia autorização dos clientes e não dão permissão para que terceiros façam isso em nome da agência. A empresa reitera que os usuários dos serviços estejam atentos e não cliquem em links e nem abram arquivos ou mensagens suspeitas.

Foto: Marcelo Camargo/ABR

Segundo os Correios, a forma mais segura para entrar em contato com a empresa é pelos canais oficiais. A Central de Atendimento dos Correios (CAC), quando acionada por meio das redes sociais, solicita apenas informações sobre objetos postais ou algum outro dado específico do cliente, em conversa privada.

Durante o atendimento, a Central envia o link de acesso a página do Fale Conosco dos Correios e orienta os clientes a registrarem a manifestação na plataforma.

Acompanhamento

A empresa avisa também que faz o acompanhamento sistemático sobre a ocorrência de perfis falsos, que utilizam de forma indevida o nome e a marca dos Correios. Quando identificada esse tipo de violação, a estatal toma as medidas cabíveis, conforme o caso, e reporta os casos às autoridades de segurança da informação, quando necessário.

Os perfis nas redes sociais estão todos verificados, que é quando aparece um selo azul de autenticidade ao lado do nome da página. Em caso de dúvida, o cliente também pode ligar para os telefones 3003-0100, para quem mora nas capitais e regiões metropolitanas, e 0800 725 7282 para as demais localidades), ou ainda pelo Fale Conosco, no site www.correios.com.br.

Fonte: Agência do Rádio

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

barco-mar

Assembleia Legislativa aprova lei que proíbe pesca por grandes traineiras no ES

muniz-freire-hospedagem-cafe-especial-

Hotéis brasileiros passam a adotar novas regras para check-in e check-out

cachoeiro-sala-de-aula

Prefeitura de Cachoeiro abre inscrições para processos seletivos na Educação

tela-portal-transparencia-920x530-1

TRE-ES apoia consulta do TCU para apontar temas de fiscalização em 2026

nota-premiada-capixaba-27-07-2023

Último sorteio do Nota Premiada do ano será nesta quinta-feira (18)

palacio-anchieta-natal-2025

Palácio Anchieta ganha cenário iluminado com “Natal nos Jardins”

cachoeiro-guarda-municipal-operacao-natal-2025

Segurança: Guarda de Cachoeiro inicia Operação Natal

ceia-natal-08-12-2024

Festejos de fim de ano: cuidado com os acidentes nos olhos

Leia mais