seg 4/março/2024 14:06
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Setur

Congo, voo livre e observação de baleias no ES se destacaram no Salão Nacional do Turismo

redacao
Redação Dia a Dia

O Espírito Santo fez bonito na feira nacional de turismo e mostrou o que tem de melhor para oferecer aos visitantes que chegam nas terras capixabas.

Dvidido em áreas temáticas, que contemplaram opções de cinco grandes eixos do turismo: sol e praia, natureza, turismo rural, cultural e tendências, o estado foi destaque no congo, voo livre e observação de baleias durante o Salão Nacional do Turismo, organizado pelo Ministério do Turismo, neste mês de dezembro.

O Estado, apresentou as potencialidades capixabas para os principais players do turismo nacional, estudantes e visitantes da feira com diversas ações no espaço “Sol e Praia”, o Instituto O Canal apresentou a observação de baleias no litoral capixaba.

No segmento Rural, os visitantes puderam degustar o Café Carnielli, de Venda Nova do Imigrante. Em Tendências e Natureza, os capixabas foram representados pela Trilha de Longo Curso de Itaúnas, com representantes do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e com o famoso voo livre, pela CIM Noroeste.

Já o turismo cultural foi representado pelo Santuário de São José de Anchieta. Artesãos capixabas também estiveram presentes na feira.

O Espírito Santo também participou com outras ações. A gastronomia capixaba esteve representada com uma aula show da tradicional torta capixaba, sob o comando da equipe gastronômica do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Também a convite do Serviço Social do Comércio (Sesc), a Banda de Congo de São Benedito, do município de Serra, se apresentou e atraiu curiosos em conhecer a música capixaba.

“Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco do Espírito Santo. No artesanato, na cultura, gastronomia e em nossas diversas potencialidades turísticas. As feiras são excelentes oportunidades para aumentarmos o fluxo turístico e movimentarmos a cadeia produtiva em nosso estado. Deixa um gosto de ‘quero mais’ no visitante e é um convite para ele conhecer de perto o potencial turístico do nosso Estado”, destacou o secretário do turismo, Philipe Lemos.

O evento que não acontecia há 12 anos, reuniu mais de 30 mil pessoas em um espaço de 25 mil metros quadrados na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília. Foram três dias de celebração e do reencontro do setor, que é o segundo maior gerador de empregos do país e responsável por 8% do PIB nacional.

Prêmio Nacional

Dentro da programação do Salão nacional do Turismo, aconteceu o Prêmio Nacional do Turismo, um reconhecimento às melhores práticas e talentos do setor no Brasil. A premiação teve um total de 471 inscritos, entre profissionais e iniciativas.

A Secretaria do Turismo ficou em 3º lugar na categoria “Formação e Inserção Produtiva de Pessoas no Turismo”, com o Programa Qualificação para o Turismo. O projeto tem por objetivo melhorar a prestação de serviços turísticos e capacitar pessoas para atender às demandas do mercado de trabalho em diversas áreas do setor, como hotelaria e gastronomia.

Somente em 2023, atendendo às necessidades identificadas, o programa passou por 52 municípios e ofertou gratuitamente 1.150 vagas. Os cursos são realizados em parceria com o Senac.

arte

Cachoeiro promove ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Pe_de_Meia

MEC lança Programa Pé-de-Meia no Espírito Santo

pipa2

Soltar pipa passa a ser considerado esporte no Espírito Santo, mas sem cerol

ponte-madeira-03-03-2024

A ponte

interdicao-br-101-viana-03-03-2024

Manifestantes interditam BR 101 por falta de energia

janela-03-03-2024

Quarto de descanso

Dia da Mulher

Retirada das camisetas da Corrida da Mulher será na sexta

Ales

Assembleia Legislativa se prepara para deliberar sobre prisão de deputado

Leia mais