qua 24/abril/2024 20:09
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Conselho de Cultura de Cachoeiro tem representante de artesãos e artistas plásticos

redacao
Redação Dia a Dia

Artesãos, artistas plásticos, fotógrafos e colecionadores se mobilizaram nesta quarta-feira para eleger os representantes do segmento no Conselho Municipal de Política Cultural de Cachoeiro de Itapemirim (CMPCCI).

A eleição foi realizada das 8h às 18h, de forma virtual. Foi eleito como titular, com 21 votos, o fotógrafo, artista plástico e músico Hélio Júnior, e como suplente, com 20 votos, a também artista plástica Heloísa Zaggo.

A artesã Lenilce Pontini, que ajudou a coordenar o processo eleitoral, diz que a importância desse segmento no Conselho está num avanço nas ações do setor para torná-las realmente efetivas. “Eu acredito que é com o nosso olhar que a municipalidade pode fortalecer a arte de forma geral”, enfatiza.

Hélio Júnior diz que primeiramente é uma honra poder representar a classe de artistas plásticos e artesãos e a todos que de alguma forma estão ligados à Cultura. “Coloquei meu nome para tentar buscar forças e parcerias na área da Cultura em de forma geral”, enfatiza”.

O titular no Conselho diz que a primeira coisa a fazer é tentar unir os Artesãos para que falem a mesma língua e busquem melhorias no coletivo.

Mas independente de fazer parte do Conselho, ele já é comprometido socialmente e reúne artesãos para se fortalecerem e melhorarem a qualidade de suas peças.

Ele conta que está sempre fazendo reuniões para organizar futuras feiras na praça de Itaoca, e também para explicar como tirar a carteira de artesão.

“Estou sempre motivando os artesãos aqui em Itaoca para que eles não desanimem por qualquer dificuldade que surgir no dia a dia”, destaca.

Helinho, como é conhecido, é atuante no segmento de artes plásticas e já se tornou um artista respeitado quando o assunto é restauração, especialmente de peças sacras.

 

Restauração

O representante dos artistas plásticos e artesãos no Conselho de Políticas Culturais conta que começou a criar peças em 1997, aos 27 anos, quando trabalhava na Viação Itapemirim e recebeu da proprietária da empresa, Ignês Cola,  o pedido para confeccionar um presépio feito de sucatas de ferro.

Depois que saiu da empresa, ele e o amigo José Carlos Costa fizeram outros presépios. Mas na restauração, começou há cerca de seis anos, quando uma imagem de Santa Rita de sua família quebrou e ficou em caquinhos, como descreve.

“Fui colando um por um e consegui fazer a minha primeira restauração. Assim surgiu o Hélio Restaurador. Hoje tenho muitas encomendas. e pinto também peças em gesso, como vasos e imagens sacras”, explica.

Helinho diz que a importância dos artistas se unirem é porque infelizmente às vezes o trabalho do artista local não é valorizado.

Ele conta que na época que eu fez o presépio de sucata não houve divulgação do seu trabalho e que em uma noite estava lá onde ficava exposto e ouviu os visitantes elogiando as esculturas e dizendo que Cachoeiro não teria artistas para fazerem aquela arte.

“Isso machucou muito por que a nossa cidade não valoriza os artistas de forma geral, mas principalmente no artesanato. A busca por essa valorização é o nosso trabalho”, ressalta.

 

Tráfico_drogas_Guaçuí_24_04_24

Pais indicam paradeiro de filhos suspeitos de tráfico de drogas durante operação policial

Pronto_Socorro_Guaçuí_23_04_24

Suspeito esfaqueia homem, aborda policiais na rua, confessa o crime e se entrega

violencia-doméstica

ES registra média de 60 agressões por dia contra mulheres

Casa_Cultura_Roberto_Carlos_23_04

Cachoeiro é destaque no Calendário Regional de Eventos Turísticos 2024

autismo_seminário_cachoeiro_23_04

Seminário em Cachoeiro apresenta o que há de mais atual sobre autismo

Febre_Oropouche_23_04

Laboratório confirma 8 casos positivos de Febre do Oropouche no Espírito Santo

Anuário_Industria_Petróleo_Gás_ES01_23_04

Produção de gás natural no Espírito Santo deve crescer 5,2% ao ano até 2028

Governo_ES_montadoras_chinesas_23_04_24

Estado aproxima relacionamento com montadoras chinesas de veículos elétricos

Leia mais