sáb 13/abril/2024 03:30
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Conselho de Direitos da Mulher toma posse na Câmara de Cachoeiro

redacao
Redação Dia a Dia

 

Os novos membros do Conselho Municipal de Direitos da Mulher tomaram posse na manhã desta terça-feira (15) na Câmara Municipal de Cachoeiro.

Além das conselheiras, compareceram à reunião várias representantes de entidades civis, incluindo a presidente do Conselho Estadual, Maria José Marcondes Pimenta, e a secretária geral, Edna Calabrez. Também estiveram presentes vereadores municipais, o presidente do Legislativo Brás Zagotto (PV), o ouvidor da mulher na Câmara, Paulinho Careca (PSDB), o prefeito Victor Coelho (PSB) e outras autoridades municipais.

A presidente do Conselho, Marilene Depes, fez um breve relato sobre o trabalho da atual diretoria, destacando a conquista da presença de psicóloga e profissional do CREA na Delegacia de Defesa da Mulher.

Marilene também reiterou reivindicações feitas ao presidente da Câmara, como articulação pelo funcionamento da delegacia especializada durante 24 horas por dia, e também ao prefeito, como a instalação de uma casa-abrigo em Cachoeiro.

E mais uma vez defendeu a importância do movimento das mulheres em todos os setores. “No momento em que uma mulher é assassinada, todas nós morremos juntas”, afirmou.

O ouvidor da mulher na Câmara, Paulinho Careca, garantiu seu compromisso com a luta pela igualdade de gênero, apoiada pelo presidente Brás Zagotto.

“Estejam certos de que esta casa está sempre aberta a todas as atividades e demandas do movimento das mulheres”, disse o presidente.

A jornalista Regina Monteiro, também conselheira municipal, levantou uma importante questão ao final da reunião: a mudança regimental que modificou a estrutura do conselho, garantindo a presidência ao membro do Poder Executivo e não a representante da sociedade organizada, como ocorria historicamente.

“Nossa gestão não faz política com conselho. Se vocês considerarem que o regimento deve ser mudado, a decisão é de vocês”, defendeu o prefeito Victor Coelho. Com isso, após breve debate, as conselheiras presentes resolveram levar a discussão às reuniões internas.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher tem várias atribuições importantes na luta pela igualdade de direitos, entre elas a promoção da cidadania feminina, da equidade social das relações de gênero e o fortalecimento da população feminina por meio da capacitação.

Além disso a promoção da integração e articulação de programas de governo em diversas áreas da administração pública direta e indireta; monitoramento e proposição de políticas públicas comprometidas com a superação do preconceito e da desigualdade de gênero; o acompanhamento e fiscalização das leis, no que concerne aos direitos assegurados ao público, entre outras.

IPAJM

Beneficiários do IPAJM aniversariantes de janeiro a abril: recadastramento obrigatório termina no fim deste mês

Casa_cultura_Roberto_Carlos_12_04

Mapa do Turismo Brasileiro: Cachoeiro mantém bom desempenho e cumpre 100% dos requisitos

Carreta_tomba_BR101_12_04_2024

Carreta tomba na BR-101 e uma pessoa fica ferida, em Anchieta

Mutirão_limpeza_Mimoso_Sul_11_04_24

Voluntários peregrinos de 8 cidades arregaçam as mangas para limpar Mimoso do Sul

Carros_apreendidos_Marechal_Floriano_11_04_

Carro usado em roubo a estande de tiros é apreendido pela Polícia Civil

Diocese_Estudo_Bíblico_11_04_24

Mês da Bíblia é destaque no 1º Seminário Regional da Animação Bíblica da Pastoral

Projeto_Tamo_Chegando_Cachoeiro_11_04_24

Dia D do “Tamo Chegando” no Zumbi terá apresentação de Teatro Lambe-Lambe

Fazenda_Santa_Casa_Cachoeiro_11_04_24-

Fazenda da Santa Casa vai plantar 20 mil mudas para alimentar pacientes

Leia mais