sáb 25/janeiro/2025 13:40
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Conselho divulga nota e defende qualidade da merenda em Cachoeiro

redacao
Redação Dia a Dia

O Conselho Municipal da Merenda Escolar de Cachoeiro de Itapemirim divulgou nota na manhã desta quinta-feira (17) em que defende a qualidade da alimentação servida na comunidade escolar do município, um dia após a Polícia Federal deflagrar a segunda fase da Operação Snack Zero, que teve como alvo funcionários públicos e empresários da cidade, além da Secretaria Municipal de Educação.
A investigação apura suspeita de fraudes em procedimentos licitatórios da merenda escolar.

A nota, assinada pelo conselheiro e presidente interino do CAE, Cláudio Vilarinho Moraes, destaca a seriedade do trabalho realizado pelo conselho no intuito de garantir a qualidade da merenda escolar servida no município.

“Somos muitos criteriosos nesse quesito e é por este motivo que vim aqui publicamente dizer que não se serve merenda estragada e ou vencida nas Escolas de Cachoeiro de Itapemirim, o Conselho prima pela fiscalização e qualidade do que é servido para os alunos, repito, é por esse motivo que estou aqui. Não para defender e ou criticar ações dos órgãos públicos federais, mas mostrar a todos que existem Conselheiros, gestores, pedagogos e funcionários honrados por trás do Conselho e de uma escola; Escola essa, que os Pais depositam inteira confiança ao entregarem os seus bens maiores, seus filhos”, afirma Cláudio Vilarinho Moraes.

Investigação

De acordo com a Polícia Federal, na ação foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, em residências de funcionários públicos municipais, empresários e na Secretaria Municipal de Educação. Nesses locais, foram apreendidos documentos e mídias eletrônicas que serão objeto de análise posterior.

Segundo a PF, na primeira fase da operação, realizada em fevereiro de 2019, a polícia identificou compra de produtos alimentícios vencidos para escolas de oito municípios capixabas. O esquema contava com a participação de empresas que superfaturavam a mercadoria e combinavam entre si o tabelamento dos preços.

A Prefeitura de Cachoeiro informou que a Procuradoria Geral do Município (PGM) vai averiguar o que se trata para definir quais providências serão adotadas. A nota da prefeitura ressalta ainda que a administração está à disposição dos órgãos de controle para quaisquer esclarecimentos.

Confira a íntegra do comunicado

“Recado à sociedade em relação a Merenda Escolar em Defesa do Conselho e seus Conselheiros.

Aos cidadãos e cidadãs, Pais e Mães de alunos das Escolas Públicas de Cachoeiro de itapemirim.
Falo como Conselheiro da Merenda Escolar e Presidente em exercício do CAE onde represento a minha entidade Fammopoci Fammopoci.

Gostou da matéria? 💬

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba notícias exclusivas diretamente no seu celular!

👉 Entrar no Grupo

Prezados,
Cachoeiro de Itapemirim possui um Conselho de Merenda sério formado por diversas pessoas inclusive Pais de alunos Funcionários públicos que trabalham na cozinha e outros da sociedade civil, que por aí vocês podem imaginar que o trabalho é sério e não há merenda estragada ou vencida na mesa do aluno.
Somos um conselho atuante que fiscaliza todos os depósitos e tudo fora da normalidade e retirado da dispensa tanto da escola, quanto do depósito da Merenda no CMU local onde não entra nada vencido e vou além, tudo com vencimento curto é solicitado a substituição pelo próprio funcionário do depósito.

Vencimentos de produtos dentro da escola:

É de responsabilidade da escola (gestor e auxiliar de cozinha e cozinheira) vigiar os vencimentos, tanto é que, existe um sistema PVPS (Primeiro que Vence Primeiro que Sai) sistema usado para organizar todo estoque das escolas em relação ao uso e consumo; Muitas das vezes quando ocorre ter alguma mercadoria próxima a vencer, tudo é remanejado para que não se perca mercadoria, sendo tudo documentando e autorizado por profissionais da SEME que procura saber porque ocorreu o fato, e se for produto de pouco uso, é diminuído da na próxima entrega.

Ação do Conselho:
Quando, por ventura acontece de o Conselho encontrar produtos vencidos e ou ensacolados sem rotulagem e identificação, tudo é descartado de debitado a quem de direito pois todos os gestores sabem de suas responsabilidades.

Somos muitos criteriosos nesse quesito e é por este motivo que vim aqui publicamente dizer que não se serve merenda estragada e ou vencida nas Escolas de Cachoeiro de Itapemirim, o Conselho prima pela fiscalização e qualidade do que é servido para os alunos, repito, é por esse motivo que estou aqui. Não para defender e ou criticar ações dos órgãos públicos federais, mas mostrar a todos que existem Conselheiros, gestores, pedagogos e funcionários honrados por trás do Conselho e de uma escola; Escola essa, que os Pais depositam inteira confiança ao entregarem os seus bens maiores, seus filhos.

Continuo e sempre continuarei ao lado da verdade e a disposição como sempre fiz e qualquer cidadão fiscalizador, lembro que o conselho está de portas abertas.

Toda crítica é bem vinda, faz o homem aprender com os erros, NINGUÉM SABE TANTO QUE NÃO POSSA APRENDER. Mas lembre-se Cachoeiro de Itapemirim tem um Conselho nota 10 de avaliação do MEC.

No mais #EU vou aguardar o desfecho dessa apuração para poder falar dela, hoje falo das ações e responsabilidade do Conselho.
Forte abraço,
Cláudio Vilarinho
Conselheiro da Merenda Escolar de Cachoeiro de Itapemirim”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cachoeiro vai convocar aprovados em concurso público

Cachoeiro divulga calendário de convocação dos aprovados em concurso público

Muretas irregulares sendo retiradas das vias de Cachoeiro

Prefeitura conclui remoção de muretas irregulares de trânsito em Cachoeiro

Festa da Uva e do Vinho em São bento de Urânia

São Bento de Urânia realiza 59ª edição da Festa da Uva e do Vinho

Volta às aulas em Cachoeiro de Itapemirim

Volta às aulas: ano letivo de Cachoeiro começa dia 5 de fevereiro

Piúma anuncia chamamento de concursados

Piúma anuncia chamamento de 129 novos concursados

Luau católico em Marataízes

Luau Católico será realizado nesta sexta-feira em Marataízes

Audiência vai discutir concessão Ferrovia Vitoria-Rio

ANTT anuncia datas e locais de audiência pública sobre concessão da Ferrovia Vitória-Rio

Marataízes vai receber o trio de volta

Trio elétrico volta a agitar Marataízes

Leia mais
plugins premium WordPress