qua 22/maio/2024 10:58
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto de Divulgação

Corredor amador percorrerá 78 municípios capixabas entre agosto e novembro

redacao
Redação Dia a Dia

Anselmo Perez, corredor amador, maratonista e professor aposentado de educação física da Ufes, está prestes a realizar um sonho acalentado há algum tempo: correr pelo Espírito Santo.

A largada será no dia nove de agosto e o retorno acontece no dia 13 de novembro. Perez percorrerá cerca de 2.500 km em aproximadamente 100 dias.

Com o projeto CorreES, que tem o apoio do Instituto Unimed Vitória, Perez vai visitar cada um dos 78 municípios do Estado.

“Quero incentivar crianças e adultos de todas as idades a serem mais ativos e terem um estilo de vida saudável, com atividades físicas”, diz.

O maratonista tem experiência de mais de 20 anos de treinamento em corrida e participação em diversas provas, incluindo mais de 20 maratonas,

O atleta percorrerá em média 32 km por dia.  Ele diz que sempre gostou de correr e já conheceu muitas cidades correndo.

“Pensei que se pudesse fazer isso e ao mesmo tempo conhecer o Estado seria fantástico. Vamos postar tudo que fizermos no Instagram do CorreES. Quero associar o prazer do exercício com a natureza. Indiretamente, será um estímulo à discussão das questões ambientais”.

Junto com a sua esposa, Kamilla Gomes, que também é professora de educação física, Anselmo montou um projeto que teria começado em abril de 2020  não fosse pela pandemia. Com a melhoria das condições sanitárias, o casal resolveu retomar os planos.

Perez vai correr pelo Espírito Santo fazendo paradas nas prefeituras das cidades. O corredor será recebido por anfitriões em alguns municípios por onde passar, que oferecerão hospedagem e alimentação.

O projeto original, de antes da pandemia, previa contato mais próximo com as comunidades, principalmente para conscientizar as crianças sobre a prática de exercícios.

“A gente estuda, aprende, ensina, mas se eu pudesse ir aos municípios conhecer de perto as comunidades, visitar as escolas e ensinar as crianças sobre o valor da atividade física, seria bacana. O sedentarismo está tomando conta da sociedade”, pontua o professor.

Milene Mello, coordenadora socioambiental do Instituto Unimed Vitória, afirma que estão felizes em participar dessa iniciativa que promove a saúde para a sociedade.

“Estamos  contribuindo com materiais para a divulgação do projeto e com a montagem de uma cartilha elaborada pelo professor Anselmo, que orienta sobre os benefícios da corrida e da caminhada”, detalha.

Se você é corredor, pode se juntar a esse projeto. No perfil do @corre.es no Instagram é possível fazer um cadastro de corredor, conhecer o roteiro planejado e conferir os corredores do seu município.

Vale lembrar que os protocolos de saúde devem ser respeitados, com o uso de máscaras, para aqueles que quiserem acompanhar o corredor

 

frio-parque-nacional-caparao-21-05-2024 (1)

Frio abaixo de zero e geada transformam paisagem do Parque Nacional do Caparaó

peter-costab-21-05-2024

Golpista clona número do prefeito e faz vítimas em Mimoso do Sul

arroz-20-05-2024

Procon notifica supermercados em Cachoeiro para não aumentarem o preço do arroz

sala-do-empreendedor-mei-20-05-2024

Começa a Semana do MEI em Cachoeiro. Veja como participar das capacitações gratuitas

apreensao-bebidas-PRF-20-05-2024

PRF apreende 2,1 mil litros de bebidas sem nota fiscal em Mimoso do Sul

militares-es-rio-grande-do-sul-b-20-05-2024

Governador envia mais militares para reforçar proteção de abrigos no RS

acidente-br-101-20-05-2024 - 1

Duas pessoas morrem na BR 101 no mesmo local em que 5 perderam a vida no mês passado

cruzamento-etelvina-vivacqua-linha-vermelha-nova-brasilia-zumbi-20-05-2024

Trecho da Linha Vermelha interditado por 30 dias para obras de pavimentação

Leia mais