Os córregos de Cachoeiro estão sendo limpos e desassoreados pela prefeitura de Cachoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
O objetivo do trabalho é melhorar a capacidade de drenagem e evitar a contaminação das águas e do solo. Nesta semana, as equipes trabalharam em trechos dos córregos Monte Cristo e Andorinha (região do IBC).
Na próxima, será a vez do córrego Toniquinho, no bairro Gilson Carone. O cronograma, com ações até o fim do primeiro semestre de 2023, prevê a limpeza de 14 córregos da sede e interior do município.
Para a retirada de sedimentos do leito dos cursos d´água – desassoreamento – é usada uma escavadeira hidráulica de esteira.
A ação também conta com capina e remoção de lixo, trabalhos manuais coordenados pela Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços (Semmat).
A secretária de Meio Ambiente Luana Fonseca destaca que a limpeza e desassoreamento de córregos urbanos, além de ser uma medida de preservação ambiental, também é um trabalho preventivo, uma vez que o período das chuvas está se aproximando.
“Quando assoreados, os córregos têm comprometida sua capacidade de escoar as águas pluviais, o que contribui para o alagamento de seus entornos”, frisa.
Ainda segundo Fonseca, é importante que a população se conscientize da importância do descarte correto do lixo urbano.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
“Nos últimos anos, durante os serviços de limpeza de córregos, retiramos grandes quantidades de lixos. Os moradores precisam compreender que jogar resíduos em vias e ambientes públicos é uma das principais causas do assoreamento de córregos e entupimento de bueiros, o que ocasiona problema para toda a sociedade”, finaliza.
População pode solicitar o serviço
Segundo a Semma, para a construção do planejamento de limpeza de córregos, foram consideradas, principalmente, as solicitações por parte da população, via canais oficiais da Prefeitura.
Em Cachoeiro, a Ouvidoria Geral é o setor responsável por acolher as demandas da população e enviá-las aos órgãos competentes.
Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h pelos telefones 156, (28) 3155-5237 e WhatsApp (28) 98814-3357.
Além disso, o cidadão pode abrir chamados, a qualquer hora, pelas seguintes plataformas: Portal do Cidadão (cachoeiro.es.gov.br/ouvidoriageral), e-mail ouvidoria@cachoeiro.es.gov.br e aplicativo Todos Juntos.