A partir desta segunda-feira (20), As regionais de saúde já começaram a receber as doses de reforço para a vacinação de pessoas acima de 30 anos contra a Covid-19.
Além das pessoas com idade superior a 30 anos, podem se vacinar pessoas pertencentes a determinados grupos prioritários. É válido, também em todo território capixaba, a segunda dose de reforço ou quinta dose (D5) à população imunocomprometida.
O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande, no último sábado (18), em sua rede social. “Iniciaremos na 2ª a D4 para 30+ e para todos os trabalhadores da educação, segurança, transporte, sistema prisional, pessoas com comorbidade e privadas de liberdade que tenham 18+”, destacou.
A Sesa informa também que já solicitou novas doses ao Ministério da Saúde. De acordo com a Nota Técnica Nº19 2022 Sesa SSVS/GEVS/PEI, publicada nesse domingo (19), a recomendação é uma estratégia estadual de enfrentamento à Covid-19 e pautada considerando o cenário epidemiológico da pandemia da Covid-19, a possível sazonalidade do vírus, além da avaliação do esquema vacinal.
SAIBA MAIS
Gostou da matéria? 💬
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba notícias exclusivas diretamente no seu celular!
👉 Entrar no Grupo– A segunda dose de reforço (D4) passa a ser válida a toda população com 30 anos ou mais, após quatro meses de intervalo após a aplicação da primeira dose de reforço (D3), sendo feita preferencialmente com vacinas de plataforma de vetor viral (Janssen ou AstraZeneca), independentemente do imunizante aplicado anteriormente, com exceção às gestantes e puérperas.
– Já a população imunocomprometidas (não gestantes e puérperas) entre 18 a 59 anos poderão receber a segunda dose de reforço (D5) com intervalo de quatro meses após a primeira dose de reforço (D4);
– Para pessoas imunocomprometidas com 60 anos ou mais, a segunda dose de reforço (D5) deverá ser feita após três meses de intervalo da primeira dose de reforço (D4);
– Os grupos poderão receber, preferencialmente, vacinas de plataforma de vetor viral (Janssen ou AstraZeneca).
– Para gestantes e puérperas imunocomprometidas, a segunda dose de reforço (D5) será feita preferencialmente com Pfizer e, em caso de não disponibilidade, utilizar a Coronavac, obedecendo o intervalo de quatro meses após a primeira dose de reforço (D4).