sáb 20/abril/2024 04:15
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Creas e Polícia Civil discutem combate à violência contra a mulher em Mimoso do Sul

redacao
Redação Dia a Dia

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e Econômico de Mimoso do Sul, em parceria com a Polícia Civil (PC), faz um seminário para discutir a questão do combate à violência contra a mulher nesta terça-feira (16).

O encontro conta com a apresentação do trabalho do Centro Especializado de Assistência Social (Creas) e do Projeto Homem que é Homem, da Polícia Civil, que tem atuação junto aos homens enquadrados na Lei Maria da Penha.

o Homem que é Homem busca provocar reflexões nos autores de violência doméstica com o objetivo de reduzir os casos de incidência de agressão a mulheres e foi uma iniciativa de psicólogas, assistentes sociais e delegadas da PC-ES

Uma das palestrantes do encont,ro é Jocilene Marquesini Mongim, psicóloga do Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (NEVID/MPES). Ela abordou os “Aspectos psicossociais da violência contra as mulheres”.

Já a Assistente Social Bianca Barcelos Rodrigues, do mesmo Núcleo do Ministério Público, discorreu sobre a “Atuação em rede no atendimento de mulheres em situação de violência”.

à tarde, a partir das 13 horas, está prevista a apresentação do Projeto Educar em Direitos das Mulheres: MP e Comunidade – NEVID.

 

Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher

A Polícia Civil tem feito um trabalho no sentido de combater a violência doméstica no município. Recentemente foi criado o Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher na delegacia local.

Na época da inauguração, o delegado titular Rômulo Carvalho Neto destacou que o espaço foi criado em razão da necessidade de especializar o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica em Mimoso do Sul.

O delegado enfatizou ainda que entendeu que em razão do número de ocorrências havia essa necessidade, e que ele postulou junto ao delegado geral a criação do núcleo.

Por ser um núcleo especializado para atendimento à mulher, ele também atenderá crianças, adolescentes e idosos vítimas de violência, complementa o delegado.

Rômulo Carvalho Neto destaca que para que o Núcleo entrasse em operação foram feitas adequações na unidade policial, tornando o espaço muito mais acolhedor, inclusive tendo área de espera específica e exclusiva para as vítimas.

“Nesta área foi feito também um espaço kids, voltado para as crianças, para que possam ser recebidas num ambiente muito mais tranquilo e acolhedor enquanto sua mãe é atendida”, frisa.

O delegado lembra que quando for o caso em que a criança é a vítima, o cartório do Neam também tem um espaço para que ela possa brincar e se distrair enquanto são adotados os procedimentos policiais.

“A gente vê isso como um grande avanço. O espaço comum ficou muito bonito e muito acolhedor e é um orgulho para a Polícia Civil inaugurar esse Núcleo, para que possamos conseguir de fato ter um combate mais efetivo a esse tipo de violência”, frisou na inauguração, no dia 27 de julho.

premobras_19_04_24

Premobras anuncia 100 vagas de emprego exclusivas para moradores de Mimoso

Usina_Biometano_Governador_19_04_24_

Espírito Santo vai receber primeira Usina de Biometano para uso industrial e residencial

Corrida_de_São_Pedro_19_04_24

Garanta sua vaga na 44ª Corrida de São Pedro

Ricardo_Ferraço_Mutrião_Mimoso_17_04_24

Ricardo Ferraço quer crédito barato e com muito prazo para setor comercial atingido pela enchente

Rei_dos_Petiscos08_19_04.24.jpg.

Rei dos Petiscos enfrenta dificuldade para se reerguer após temporal em Mimoso

Termina hoje as inscrições para estágio em 8 cursos de graduação no Ministério Público

Termina hoje as inscrições para estágio em 8 cursos de graduação no Ministério Público

Fibromialgia_PCDs_18_04

Pacientes com fibromialgia passam a ter os mesmos direitos de pessoas com deficiência (PCDs)

cachoeiro

Cachoeiro de Itapemirim sedia Inova ES e Feira de Cidades Inteligentes

Leia mais