A Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Maria Tereza Brandão Mello, que fica no bairro Basileia, em Cachoeiro de Itapemirim, a partir de 2020, deixará de oferecer o ensino integral para as turmas do Maternal III.
A informação, que deixou pais de alunos inconformados, foi dada pela gestora da escola, Claudia Thomé Guarçoni Bertoldi, durante reunião de rematrícula dos alunos. A notícia pegou de surpresa os pais, a exemplo da Francine Freitas de Assis, mãe de uma aluna do Maternal II Integral.
“Surpreendentemente, fomos informados que no ano de 2020 a escola não oferecerá o Maternal III em tempo integral. A insatisfação dos pais e mães que trabalham, como eu, foi grande”, conta Francine.
De acordo com a gestora da unidade, a mudança está associada à extensa lista de espera de estudantes que desejam ingressar nesta unidade todos os anos. A justificativa não convenceu os pais, pois segundo Francine, foi baseada na lista de espera dos pais que procuraram vagas para matrícula em 2019 na turma do Maternal II.
“A lista de espera que ela se baseia não é de alunos que estão buscando matrícula para o ano letivo de 2020. Além disso, ela ofertará 4 (quatro) turmas de Maternal III, porém somente em tempo parcial, deixando de atender às 23 (vinte e três) famílias que estão com seus filhos matriculados em tempo integral, e possuem direito de preferência”, explica Francine, que realizou uma reunião com outras dez mães e pais junto com a escola no último dia 14 de novembro e levou o questionamento também para a Secretaria Municipal de Educação (Seme).
O que diz a prefeitura
Apesar da reivindicação dos pais de alunos, a Seme informou por meio de nota que vai manter a decisão de tornar parcial o Maternal III desta unidade.
“Devido a grande demanda da comunidade para o Maternal III, a secretaria optou por manter o [Maternal] I e II de forma integral e fazer o [Maternal] III parcial para que um maior número de crianças fosse atendido. As crianças de maternal III são as que vão fazer quatro anos no decorrer do ano letivo de 2020. A opção é por manter no período integral as crianças menores. E as maiores no período parcial”, finaliza a nota.