dom 19/maio/2024 01:48
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: iSTock

Dengue: ES recebe 1ª remessa de doses de vacina para 58 mil crianças

redacao
Redação Dia a Dia

A informação foi confirmada nesta quarta-feira (21) pelo órgão federal, ainda sem a confirmação do horário de chegada, e divulgada pelo governador Renato Casagrande em rede social.

Embora o Programa Nacional de Imunizações (PNI) tenha definido a faixa etária estratégica incorporada como de 10 a 14 anos, a recomendação do órgão é que a vacinação seja iniciada pela administração da primeira dose em crianças de 10 e 11 anos.

Esta recomendação tem como objetivo ampliar o número de municípios e o acesso da população-alvo a receberem a primeira dose no menor tempo possível e diante do número limitado de doses disponíveis no momento.

Ao todo, nesses 23 municípios, são 58.525 crianças de 10 e 11 anos. As vacinas destinadas para aplicação da segunda dose serão enviadas posteriormente pelo MS, considerando o intervalo recomendado de três meses para completar o esquema vacinal.

Além disso, outros três municípios da Região Metropolitana de Saúde também serão contemplados, sendo eles: Aracruz, João Neiva e Ibiraçu.

Anteriormente, o MS anunciou 20 cidades, entretanto, a incorporação desses novos municípios foi confirmada pelo órgão federal por meio do Ofício Nº 76/2024, que explica se tratar da atualização do Plano Diretor Regional capixaba, que desde 2020 inseriu essas cidades à região.

Segundo o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, as doses serão encaminhadas para a Central Estadual de Rede de Frio, da Secretaria da Saúde (Sesa), onde os municípios farão a retirada.

“Nosso planejamento é distribuir todas as doses até sexta-feira (23)”, adiantou. A operacionalização da vacinação nos teritórios fica a cargo de cada município.

Os 23 municípios contemplados são: Vila Velha, Serra, Cariacica, Vitória, Guarapari, Afonso Claudio, Viana, Laranja da Terra, Fundão, Itaguaçu, Santa Leopoldina, Domingos Martins, Santa Teresa, Venda Nova do Imigrante, Santa Maria de Jetibá, Ibatiba, Brejetuba, Marechal Floriano, Conceição do Castelo, Itarana, Aracruz, João Neiva e Ibiraçu.

deslizamento-mimoso-18-05-2024

Espírito Santo está entre os seis estados brasileiros com mais cidades com risco de desastres

banda-casaca-17-05-2024b

Banda Casaca e muito rock na abertura do 6º Cachoeiro Food Beer

quadrilha-festa-junina-17-05-2024

Inscrições abertas para festival de quadrilhas juninas em Cachoeiro

prf-salva-bebe-engasgado-17-05-2024

Desespero na BR 262: bebê engasga no carro e pais pedem ajuda na PRF

Ricardo_Ferraço_Mutrião_Mimoso_17_04_24

Ricardo Ferraço entrega obras e assina ordens de serviço em Irupi, Iúna e Santa Leopoldina

casa-rosa-cachoeiro-17-05-2024

Aconselhamentos e palestras sobre saúde mental para mães e gestantes na Casa Rosa

renato-casagrande-departamento-policia-ny-b-16-05-2024

Governador sinaliza possível acordo de cooperação com o Departamento de Polícia de Nova Iorque

ceasa-16-05-2024

Ceasa abre concurso com 35 vagas e salário de até R$ 8,1 mil

Leia mais