ter 16/dezembro/2025 15:54
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Dengue volta a ser ameaça com a proximidade do verão e período de chuvas

Proximidade do período de chuvas facilita a reprodução do mosquito Foto: Reprodução/Web

Com a proximidade da chegada do verão, e do período de chuvas que facilita a reprodução do mosquito Aedes aegypti, esse responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika vírus e chikungunya, encontra condições ideais para se reproduzir.

Até o momento, neste ano, Cachoeiro já registrou 6.149 casos confirmados de dengue, 40 de Zikavírus e 8 de Chikungunya, números que, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), tendem a aumentar com a chegada dos períodos que facilitam a reprodução do mosquito.

“Estamos sempre atentos às notificações de doenças relacionadas ao Aedes aegypti, e tomamos as medidas necessárias conforme a situação em cada bairro e distrito, durante o planejamento estratégico de ações de combate ao mosquito. Entretanto, as medidas de prevenção em comércios e residências devem ser constantes, principalmente nos períodos de chuva, para evitarmos novos ciclos de contaminação”, destaca o secretário municipal de Saúde (Semus), Alex Wingler.

Em muitos casos, os focos do mosquito são encontrados dentro de residências e quintais. A água parada pode se acumular em calhas, pneus, vasos de plantas, garrafas pet, ralos e até mesmo em pequenos recipientes, como tampinhas de garrafa. Nestes locais, o mosquito se reproduz, iniciando assim um novo ciclo de contaminação.

Diante desse cenário, a Semus alerta a população para redobrar os cuidados e evitar a proliferação do mosquito, o que poderia resultar em um aumento nos casos das doenças transmitidas por ele.

A Semus recomenda algumas práticas ideais, como manter caixas d’água, tonéis e barris bem fechados; acondicionar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira fechada; evitar acúmulo de água em lajes e terraços; virar garrafas de boca para baixo; armazenar pneus em locais cobertos; proteger ralos sem tampa com telas finas; encher pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda e lavá-los uma vez por semana.

Para aqueles que planejam viajar durante as férias, é aconselhável realizar uma vistoria na casa antes de partir, garantindo que não haja locais propícios para o acúmulo de água da chuva em quintais e lajes. Em casos necessários, é indicado armazenar objetos em abrigos da chuva ou realizar o descarte adequado em sacos plásticos vedados.

“O controle da dengue, zika e chikungunya depende da interrupção do ciclo de reprodução do mosquito, sendo essencial o engajamento da comunidade para evitar possíveis epidemias dessas doenças”, finaliza o secretário.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

barco-mar

Assembleia Legislativa aprova lei que proíbe pesca por grandes traineiras no ES

muniz-freire-hospedagem-cafe-especial-

Hotéis brasileiros passam a adotar novas regras para check-in e check-out

cachoeiro-sala-de-aula

Prefeitura de Cachoeiro abre inscrições para processos seletivos na Educação

tela-portal-transparencia-920x530-1

TRE-ES apoia consulta do TCU para apontar temas de fiscalização em 2026

nota-premiada-capixaba-27-07-2023

Último sorteio do Nota Premiada do ano será nesta quinta-feira (18)

palacio-anchieta-natal-2025

Palácio Anchieta ganha cenário iluminado com “Natal nos Jardins”

cachoeiro-guarda-municipal-operacao-natal-2025

Segurança: Guarda de Cachoeiro inicia Operação Natal

ceia-natal-08-12-2024

Festejos de fim de ano: cuidado com os acidentes nos olhos

Leia mais