sex 3/maio/2024 19:27
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Deputados realizaram minuto de silêncio em memória das vítimas da enchente, um mês após tragédia / Foto: Ellen Campanharo

Deputados aprovam medidas para população afetada pelas chuvas

redacao
Redação Dia a Dia

Os deputados estaduais aprovaram duas proposições do Executivo que tratam de ajuda para os afetados pelas fortes chuvas que caíram no sul do Espírito Santo. Uma versa sobre isenção de imposto para veículos avariados e a outra de benefícios tributários para as empresas.

Com a aprovação, as duas propostas seguem agora para sanção ou veto do governador Renato Casagrande (PSB). As matérias foram acolhidas em sessão extraordinária realizada na tarde desta segunda-feira (22) na Assembleia Legislativa (Ales). Também foi acatada uma de origem parlamentar.

As proposições foram lidas e tiveram requerimentos de urgência aprovados na sessão ordinária. Na extraordinária foram analisadas em reunião conjunta das comissões pertinentes, sendo ratificadas pelos membros dos colegiados e depois pelo Plenário da Casa.

Encabeçou a pauta o Projeto de Lei (PL) 218/2024, que isenta do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e da taxa de renovação anual do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) referente a 2024 os veículos com perda total ou parcial por conta das chuvas ocorridas no mês passado. Serão beneficiados os moradores de Mimoso do Sul e Apiacá.

Relator da proposta, Tyago Hoffmann (PSB) lembrou que choveu mais de 700 milímetros em alguns locais de Mimoso. “Estive hoje com o vice-prefeito de Mimoso, Paulinho. Na casa dele a água foi até o teto do segundo andar. Ele foi salvo por um vizinho que jogou um colchão inflável para ele. Mais da metade das casas foram perdidas e 80% do comércio”, lamentou. Ele ainda falou que a renúncia fiscal para implementar a medida é de aproximadamente R$ 4,6 milhões.

Benefício tributário

Já o PL 216/2024 modifica a Lei 7.000/2001, que regula o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), para conceder benefícios fiscais aos estabelecimentos afetados pelas chuvas que atingiram o sul capixaba no último mês. A iniciativa faz a internalização do Convênio ICMS 14/2024, do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que autoriza esse tipo de medida.

Mazinho dos Anjos (PSDB) relatou a proposição e reforçou que foram mais de quatro horas de chuvas intensas na Região Sul. “Esse projeto é importante, principalmente, para o comércio. Dá isenção de ICMS. Está abdicando de quase R$ 30 milhões em impostos para ajudar as pessoas a reerguerem suas vidas”, ressaltou.

 

curso-on-line-02-05-2024

Inscrições abertas para 20 mil vagas em cursos profissionalizantes do QualificarES

peritos-auxiliares-02-05-2024

Vinte novos profissionais vão atuar nos serviços de Perícia Criminal do Espírito Santo

gov-eduardo-leite_sala-de-crise-chuva-02-05-2024

Governo do Rio Grande do Sul decreta calamidade pública após temporal que matou 13

padaria-top-obras-29-04-2024

Padaria de Cachoeiro realiza mutirão para contratar 150 funcionários

Guarda_Civil_Municipal

Homem rouba celular de adolescente, foge para a Ilha da Luz, mas é preso pela Guarda

Hospital Jayme Santos Neves

Hospital da Serra anuncia 65 vagas de emprego para diversos cargos

chuva-rio-grande-sul-01-05-2024

Temporais causam 10 mortes e deixam 21 desaparecidos no Rio Grande do Sul

emancipacao-venda-nova-01-05-2024

Venda Nova comemora 36 anos de emancipação. Confira as atrações da festa

Leia mais