Para avaliar os estragos e ajudar na elaboração de laudos e projetos técnicos visando a reconstrução da cidade de Mimoso do Sul, devastada pela enchente do dia 23 de março, deputados e engenheiros percorreram as ruas da cidade e registraram a situação de prédios públicos.
Como uma das localidades mais afetadas, a cidade enfrenta desafios estruturais significativos e a Secretaria Municipal de Obras também precisa ser reestruturada.
A comissão parlamentar, da Assembleia Legislativa (Ales), juntamente com Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/ES) e a Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc/ES), avaliou também a unidade básica de saúde.
Além disso, a equipe também inspecionou encostas, pontes e imóveis que necessitam de reconstrução.
“Nós estamos aqui levando o auxílio da comissão e dessas duas entidades para a reconstrução de Mimoso do Sul, que perdeu tudo durante as chuvas. Nosso papel, além de fiscalizar, é levar ajuda técnica e informações para levantar as cidades prejudicadas”, explicou o deputado Alexandre Xambinho (Podemos), presidente da Coinfra.
Em outra iniciativa para auxiliar no processo de recuperação dos municípios atingidos, a Assembleia Legislativa (Ales) destinou R$ 17 milhões para o Fundo Estadual da Defesa Civil.
De acordo com o deputado Xambinho, a liberação desses recursos está condicionada à apresentação de laudos técnicos e projetos adequados para cada situação a fim de garantir a utilização eficaz dos recursos disponíveis.