qui 18/abril/2024 04:26
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Parque de Exposião do bairro Aeroporto recebe os últimos preparativos para o evento Foto: Márcia Leal/PMCI

Exposul Rural começa nesta quinta-feira e com aulas sobre manejo de pragas

redacao
Redação Dia a Dia

A edição 2024 da Exposul Rural, uma das maiores feiras do agro capixaba, começa nesta quinta-feira (4), no Parque de Exposição “Carlos Caiado Barbosa”, no bairro Aeroporto, em Cachoeiro.

A organização do evento realiza os últimos preparativos para receber os expositores e visitantes de diversas cidades capixabas.

Os portões serão abertos ao público a partir das 13h, com muitos atrativos e eventos voltados para a valorização do homem do campo. A abertura oficial está marcada para as 17h.

Com expositores das mais diversas áreas, o evento segue até domingo (7), oferecendo atrações como concursos de animais, feira pet, fazendinha educativa, provas de cavalos, palestras, aulas-show de culinária, além de minicursos e palestras.

Outro atrativo muito esperado pelo público é a grande variedade de comidas e bebidas, como cafés especiais, cachaças, cervejas artesanais, pães, bolos, doces e embutidos.

Além disso, a gestão municipal oferecerá serviços durante o evento. Na área da saúde, haverá vacinação contra gripe (para os públicos contemplados na atual fase da campanha), antitetânica e hepatite B.

Já a Ouvidoria Municipal estará presente com sua van itinerante, realizando pesquisas de satisfação com o público.

“Estamos ansiosos para realizar mais uma edição da Exposul Rural, junto do Sindicato Rural de Cachoeiro, que tem sido um grande parceiro na valorização do homem do campo. Esse evento, que se tornou um dos mais esperados do nosso calendário, vem justamente nesse sentido: fortalecer os vínculos entre a cidade e o interior, oferecendo um espaço democrático de promoção e comercialização de serviços e produtos”, afirma o prefeito Victor Coelho.

A Exposul Rural 2024 é uma realização da Prefeitura de Cachoeiro em parceria com o Sindicato Rural do Município.

Capacitação de produtores rurais

O mês de abril está repleto de oportunidades de capacitação gratuita para produtores rurais do Espírito Santo. Profissionais do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e de instituições parceiras participam de 16 eventos, como dias de campo, cursos e feira agropecuária, levando conhecimentos a diversas regiões do Estado.

Nesta semana, recebem treinamento para identificação e manejo das principais pragas do café conilon, as cidades de Ponto Belo, nesta quarta-feira (3), e Mucurici, na quinta-feira (4).

Na Exposul Rural, o Incaper estará presente com conteúdos técnicos sobre manejo de pragas em olerícolas, nutrição para recuperação de pastagens degradadas, cochonilhas do cafeeiro, tecnologias para produção sustentável na cafeicultura, entre outros.

Na sexta-feira (5), na região Sudoeste Serrana, o município de Brejetuba recebe um Dia de Campo sobre Abacateiro. Já no sábado (6), em Irupi, na região do Caparaó, tem Dia de Campo sobre gestão e manejo visando à qualidade do café.

A programação nas semanas seguintes conta com cursos para trabalhador na bovinocultura e operador de máquinas agrícolas, na Serra, além de eventos sobre qualidade do café e diversificação agrícola em diferentes cidades.

As informações sobre cada atividade podem ser conferidas no site do Incaper (incaper.es.gov.br), na área de “Agenda”.

Foto: GovernoES

Transmissão on-line

O público também pode acompanhar a programação da Exposul Rural pela internet. No canal oficial do evento no YouTube (bit.ly/exposulrural) são transmitidas, ao vivo, diversas atividades do evento.

padaria_cachoeiro_produtos_irregulares3_17_04.

Dono de padaria é detido e produtos apreendidos em Cachoeiro

Ferro_velho_peças_roubadas4_16_04_24_

Empresas vendiam peças de carros roubados de R$ 20 mil por R$ 2 mil

Limpeza_Mimosook_16_04_24

Faxina em Mimoso do Sul: mutirão promete lavar a cidade com 50 caminhões-pipa

Doações_Sul_ES_16_04_2024

Governo entrega eletrodomésticos e móveis para famílias no sul do Estado

Presidente_Kennedy_Projetos_Renováveis_Energia_Indústria_13_04_2024_

Prefeitura de Presidente Kennedy abre concurso público

Polícia_Civil_Marilândia_caso_Thamyris_16_04

Polícia de Marilândia prende segundo suspeito envolvido na morte da jovem Thamyris

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Presidente Getúlio Vargas_

Escola de Cachoeiro de Itapemirim inicia projetos com robótica educacional

ES-Solidário_doações_

ES Solidário recebe 84 mil itens e encerra doações para vítimas das chuvas no sul do Estado

Leia mais