sex 26/julho/2024 20:31
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Beto Barbosa

DER inicia em Mimoso obras para conter encosta que ameaça hospital e moradores

Alessandro-29-09
Alessandro Araujo de Paula

A empresa contratada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) iniciou esta semana os trabalhos de contenção da encosta no Morro do Cristo, em Mimoso do Sul. Pedras correm risco de desmoronar do morro, ameaçando moradores e o Hospital Apóstolo Pedro.

De acordo com o DER, além da contenção tradicional feita com concreto, a empresa vai utilizar barreiras de impacto com tecnologia suíça que tem a função de reter blocos de pedra e terra que por acaso descerem do morro em direção aos imóveis mais abaixo.

Segundo o diretor geral do DER, Luiz Cesar Maretto Coura, as barreiras de impacto são uma espécie de cerca feita com malha de aço flexível e muito resistente que segura a pedra, como se fosse uma rede.

Foto: Beto Barbosa

Segundo equipe técnica da empresa Sope, responsável pela contenção em Mimoso, é uma tecnologia que é muito empregada nos Alpes suíços e também nas encostas do Rio de Janeiro.

Maretto informou que a encosta também receberá um sistema de contenção de concreto denominada de contraforte, que consiste em ancorar as rochas maiores para que elas não se desprendam da montanha.

O diretor geral do DER ressaltou que é uma obra foi contratada de forma emergencial em função do risco de desbamento. Laudo emitido pela Defesa Civil Estadual orienta a retirada imediata de 75 famílias e a desocupação do Hospital Apóstolo Pedro.

“O prefeito e a Câmara de Vereadores, além da diretoria do hospital, solicitaram a ajuda do governador, que se sensibilizou com a situação e determinou que iniciássemos os trabalhos o mais rápido possível”, explicou.

A equipe que atua na encosta em Mimoso, segundo Maretto, faz nestes dias medições e outros levantamentos para definir o volume de material que será usado e o custo total da obra, que deverá ser executada em seis meses.

O prefeito de Mimoso do Sul, Angelo Guarçoni, visitou a obra e disse que os trabalhos representam alívio para a população.

“O início dos trabalhos dissipou bastante nossas preocupações, pois seria um transtorno irremediável para o hospital e para a população a evacuação. São 75 famílias ameaçadas e a melhor solução é a contenção”, explicou o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

aquaviário

Grande Vitória vai ter cinco novas estações do Aquaviário

gado-rebanho-vaca-26-07-2024

Polícia investiga furto de gado em fazenda de Mimoso do Sul

Luna Hardman - foto Rafael Silva

Segunda etapa do Circuito Estadual de Bodyboarding agita as ondas de Guarapari

Abertura Fenaci Feira de Negocios 2024 - 24-07 (8)

Feira de Negócios e Agroturismo de Cachoeiro é aberta com grandes expectativas

trabalho-escravo-25-07-2024 - 1

Mulher resgatada após trabalhar 46 anos como doméstica sem salário

dinheiro-falso-25-07-2024

Casal do Espírito Santo investigado por espalhar dinheiro falso pelos Correios

cafu_2 - conmebol

Cafu, o capitão do Penta, faz palestra na Feira de Negócios de Cachoeiro

victor-coelho-24-07-2024 (1)

Excelência em gestão: Cachoeiro conquista certificação Safira da Caixa Econômica

Leia mais