O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) recomenda a adesão dos condutores e proprietários de veículos ao aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
O condutor que possui a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) emitida a partir do dia 1º de maio de 2017 consegue habilitar a versão digital do documento.
A partir dessa data, todas as CNHs foram emitidas com a tecnologia de QR Code e permitem leitura e validação pelo aplicativo Vio.
Segundo o órgão, o CDT oferece muitas facilidades, entre elas o o recebimento de notificações de recall, aviso de vencimento da CNH, visualização e gerenciamento de infrações cometidas e o pagamento de multas emitidas pelo Detran|ES e mais dezenas de órgãos autuadores do país com até 40% de desconto.
A ferramenta possibilita ainda a indicação do principal condutor do veículo, a indicação do real infrator, entre outras tantas funcionalidades, que facilitam a vida dos motorista e pilotos.
Desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) – antigo Denatran, do Ministério da Infraestrutura, o App atualmente unifica todos os documentos de trânsito, oferecendo mais praticidade e segurança.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
O CDT está disponível na App Store e Google Play, nas lojas de aplicativos dos smartphones.
Confira as facilidades disponíveis no app CDT:
CNH-e
Clique aqui para acessar o tutorial e habilitar a CNH-e. Se o cidadão precisar de uma cópia do documento para apresentar em algum lugar, anexar a algum processo, é possível fazer isso via CDT.
Clique aqui para aprender a exportar uma cópia da CNH-e.