dom 16/junho/2024 15:28
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto ilustrativa: Pixabay

Dia da Mulher: prevenção reduz riscos de doenças como o câncer

redacao
Redação Dia a Dia

Na semana em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, a saúde feminina é uma importante discussão que o novo século traz como desafio para as autoridades de saúde e a sociedade: o aumento no número de casos de câncer, sobretudo em países em desenvolvimento como o Brasil.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) divulgados este ano sobre as mulheres apontam que até o final de 2020, 66.280 novos casos de tumores de mama serão registrados no Brasil, 20.470 de cólon e reto e 16.590 de colo de útero.

A boa notícia, segundo as radio-oncologistas Lorraine Juri e Anne Karine Kiister Leon, do Instituto de Radioterapia Vitória (IRV), é que ter um estilo de vida saudável e fazer exames de rotina previnem cerca de um terço dessas ocorrências.

“Não fumar é fundamental para evitar o câncer e outras doenças relacionadas ao tabaco. Além disso, os hábitos alimentares desempenham um importante papel na prevenção da doença.

Mais da metade das mulheres brasileiras apresenta excesso de peso e uma em cada quatro é obesa. O excesso de gordura corporal aumenta as chances da mulher desenvolver alguns tipos de câncer, como de mama, cólon e reto, endométrio e ovário”, explica Lorraine Juri.

Lorraine Juri destacou a importância de parar de fumar. Foto: Julia Terayama/IRV

Exames anuais como mamografia, ultrassonografias de mama e endovaginal, e preventivo (Papanicolau) em consultas de rotina com o ginecologista são apontados pelas médicas como importantes para detecção de alterações suspeitas que podem desencadear câncer de mama ou de colo de útero.

Anne Kiister destaca ainda que é possível prevenir tumores de cólon e reto através de hábitos alimentares mais saudáveis.

“É importante evitar comidas gordurosas, muito condimentadas, industrializadas e fast food devido ao câncer colorretal, um tipo de tumor que teve aumento entre as mulheres, segundo o INCA”, afirma.

Anne Karine Kiister Leon apontou a importância de se evitar alimentos gordurosos. Foto: Julia Terayama/IRV

Para Anne Kiister, um fator que deve ser celebrado no próximo dia 8 de março é que as mulheres estão se cuidando mais.

“As mulheres estão mais conscientes com os cuidados com a saúde. Elas passaram a se prevenir e a se conhecer. Vão mais ao médico e aumentam as chances de diagnóstico precoce”, afirma Anne Kiister.

Sobre o IRV

Fundado em 2005, o Instituto de Radioterapia Vitória (IRV) é a única clínica privada do Espírito Santo para o tratamento de câncer por meio deste serviço. Funciona nas dependências do Vitória Apart Hospital, na Serra, com tecnologia de ponta e equipe altamente qualificada que tem como filosofia de trabalho o acolhimento dos pacientes.

O IRV possui convênio com os maiores planos de saúde do Espírito Santo, como Unimed, Samp, São Bernardo, Bradesco Saúde, MedSênior, Pasa/Vale, ArcelorMittal, Petrobras, Cassi (BB), Saúde Caixa, Banescaixa, Amil, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

morte-rio-itapemirim-15-06-2024

Morte misteriosa: Corpo encontrado preso entre pedras sob ponte da Ilha da Luz

casagrande-divino-de-sao-lourenco-15-06-2024c

Casagrande libera pacote de obras em Divino de São Lourenço

acidente-carro-caminhao-15-06-2024

Batida entre caminhão e Fiat Strada deixa motorista ferido em Cachoeiro

lula-15-06-2024

Lula classifica de insanidade proposta que equipara aborto a homicídio

missao-amazonia-14-06-2024

Batistas de Cachoeiro participam de missão de amor e assistência na Amazônia

prisao-apreensao-mimoso-14-06-2024

100 kg de maconha trazidas do RJ para o ES são apreendidas em Mimoso do Sul

anderson_freire

Anderson Freire doará cachê de show na Festa de Cachoeiro para entidades sociais

vista-cachoeiro-14-06-2024

Cachoeiro facilita abertura de empresas com novas medidas de desburocratização

Leia mais