sáb 20/abril/2024 20:23
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Hydra Irrigações

Dicas de preparação do solo para o plantio do café em março

redacao
Redação Dia a Dia

Os cafeicultores brasileiros iniciam o plantio das mudas no mês de março. Antes disso, é feita a preparação do solo. Algumas recomendações importantes precisam ser seguidas para que o crescimento das plantas não seja prejudicado.

A primeira delas é a análise química do solo, orienta o engenheiro agrônomo Elídio Torezani, diretor da Hydra Irrigações.

Essa análise, segundo ele, visa a identificar as características e necessidades específicas de cada área.

De posse desse resultado, o produtor deve procurar um engenheiro agrônomo para recomendar as intervenções necessárias.

Essas passam por eventuais correções do pH até uma orientação completa de adubação de fundação.

Veja outras medidas recomendadas

Preparação física do solo – É importante identificar as melhores ações baseadas nas características físicas do solo, buscando sempre atender as exigências das plantas e as limitações de ordem operacional para a sua execução. Esta etapa é de suma importância, pois esse processo não pode ser executado em outro momento da vida da lavoura.

Adubação de fundação – É a adubação feita antes do plantio. Deve ser executada de acordo com as necessidades do solo e as exigências nutricionais do café. Podem ser usados adubos orgânicos e minerais.

Controle de plantas daninhas – É essencial que seja realizado antes do plantio para evitar competição por nutrientes e água e consequente redução do rendimento da cultura.

Erros

Segundo Torezani, alguns erros podem gerar problemas de difícil solução. O não cumprimento adequado dessas etapas pode causar inúmeras dificuldades na continuidade da condução do novo plantio, alerta o engenheiro.

“Um preparo de solo mal feito, deixando torrões em excesso, por exemplo, dificulta o desenvolvimento das raízes e diminui muito a capacidade de armazenamento de água pelo solo”, adverte.

Segundo o diretor da Hydra Irrigações, quando o pH do solo não é corrigido adequadamente, há risco de pouca disponibilidade de nutrientes para as plantas.

Da mesma forma, a adubação incorreta gera deficiências nutricionais ou excesso de nutrientes que podem prejudicar o crescimento do vegetal.

Economia

Torezani indica estratégias que garantem economia de recursos e de tempo na preparação correta do solo:

Planejamento – Deve ser feito com base nos resultados da análise do solo e nas necessidades específicas da cultura de café.

Uso de tecnologia – Técnicas modernas de preparação do solo, feitas com a utilização de tratores e de implementos agrícolas adequados, aumentam a eficiência e reduzem o tempo necessário para as operações.

Aplicação eficiente de insumos – Isso significa precisão na técnica e na quantidade, o que evita desperdícios e reduz os custos de produção.

Manejo integrado – Práticas de controle integrado de pragas, doenças e plantas daninhas reduzem a necessidade de aplicação de produtos químicos e minimizam os impactos ambientais.

A Hydra Irrigações tem sede em Linhares e atua em pesquisa para associar critérios agronômicos rigorosos a equipamentos de ponta em projetos.

Tentativa_homicídio_Jerônimo_Monteiro_20_04_24

Marido atira na esposa e depois tenta se matar, em Jerônimo Monteiro

MimosodoSul_telhado

Lei garante apoio psicológico para vítimas de desastres naturais

Robo Versius_Heci_20_04

Hospital Evangélico Cachoeiro alcança a marca de doze cirurgias robóticas

atendimentos emergenciais_Mimoso_Sul_19_04

Mais de 3,7 mil atendimentos emergenciais de saúde já foram realizados em Mimoso

Apreensão_Piúma_19_04_24

Polícia Civil de Piúma prende liderança do tráfico no bairro Piuminas

Poema de Cores_Cachoeiro_19_04

Exposição ‘O Poema das Cores’ chega a Cachoeiro de Itapemirim

premobras_19_04_24

Premobras anuncia 100 vagas de emprego exclusivas para moradores de Mimoso

Usina_Biometano_Governador_19_04_24_

Espírito Santo vai receber primeira Usina de Biometano para uso industrial e residencial

Leia mais