O governador Renato Casagrande anunciou na tarde desta terça-feira (24) em pronunciamento oficial a instalação de barreiras sanitárias nas divisas do Espírito Santo com os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e na Bahia.
As barreiras começam a funcionar nesta quarta (25), às 8 horas. A decisão foi tomada durante reunião da sala de situação de emergência em saúde pública, no Palácio Anchieta, em Vitória que, pela primeira vez, foi realizada por meio de videoconferência.
As barreiras ocorrerão em três pontos: na BR-101 Sul, BR-101 Norte e BR-262 em Pequiá.
Profissionais de saúde do Corpo de Bombeiros com ambulâncias, tropas da Polícia Militar, Exército Brasileiro e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), além de servidores do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) vão participar dos trabalhos.
Os veículos serão abordados e os ocupantes terão que responder a um questionário com perguntas sobre origem e destino da viagem, além de ser feita a medição de temperatura.
Caso a pessoa apresente febre, será orientada a procurar uma unidade de saúde.
Outra medida anunciada pelo governador é o reforço nas linhas de ônibus do Sistema Transcol, uma vez que foi detectado número maior de passageiros.
Também será feita uma marcação no chão dos terminais de integração para que os usuários possam manter uma distância mínima nas filas.
Desde segunda-feira (23) foi registrada uma queda de mais de 70% na utilização dos coletivos. Apesar disso, o Governo do Estado visando evitar aglomerações localizou as linhas e horários com maior necessidade de reforço.