A candidata do PT a prefeita de Castelo, Janete Valani, votou na manhã deste domingo (27) na Escola Municipal Delza Frasson, no distrito de Estrela do Norte. As eleições suplementares acontecem no município desde as 8h.
Entretanto, a candidatura da petista foi indeferida no sábado (26) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES). Ela havia entrado com recurso, mas ele foi negado. Logo, os votos dela foram considerados anulados.
No site do Tribunal consta a informação de que a candidatura de Janete foi indeferida por ausência de requisito de registro. Ela encabeçava a chapa Castelo Cidade Sorriso, Voltando a Sorrir, ao lado do PCdoB. O vice era o representante comercial Mauro Scolforo.
Janete tem 27 anos, trabalha como técnica em agropecuária e é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Era a única mulher na disputa na eleição suplementar.
Votação
A votação em Castelo teve início às 8h e segue até as 17h. O resultado será divulgado ainda neste domingo.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), são esperados 28.377 eleitores para o pleito.
Ao todo, 126 urnas foram distribuídas em 27 locais de votação, com 504 mesários convocados.
O TRE informou que em cidades com menos de 200 mil eleitores, a lei não exige que o vencedor obtenha a maioria absoluta dos votos válidos, ou seja, 50% mais um, não havendo, assim, a possibilidade de segundo turno. Logo, o candidato que tiver a maioria dos votos válidos será o vencedor.