qui 2/maio/2024 13:03
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Eleições 2022: Ministério da Defesa não encontra fraude em urnas eletrônicas

redacao
Redação Dia a Dia

O Ministério da Defesa divulgou na noite desta quarta-feira (9), por volta das 19, o relatório que aponta que não houve fraude nas urnas eletrônicas nas eleições deste ano.

O documento diz que não há elementos que indiquem possibilidades de fraude no pleito do último dia 30 de outubro, que deu a vitória à presidência ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva.

O texto foi assinado pelo ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira e encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Dois pontos principais foram apontados pelos especialistas das Forças Armadas. O primeiro é que “foi observado que a ocorrência de acesso à rede, durante a compilação do código-fonte e consequente geração dos programas (códigos binários), pode configurar relevante risco à segurança do processo”.

O segundo, dos testes de funcionalidade, realizados por meio do Teste de Integridade e do Projeto-Piloto com Biometria, para o Ministério da Defesa.

O documento diz textualmente que “não é possível afirmar que o sistema eletrônico de votação está isento da influência de um eventual código malicioso que possa alterar o seu funcionamento”.

Suspeitas foram levantadas, mas o documento não diz como sistema poderia ter o funcionamento alterado ou se isso ocorreu.

Desta forma o Ministério da Defesa sugere a realização de uma investigação técnica para melhor conhecimento do ocorrido na compilação do código-fonte e de seus possíveis efeitos.

Sugeriu ainda que a promoção de análise minuciosa dos códigos binários que efetivamente foram executados nas urnas eletrônicas, mas também a criação de comissão específica, “integrada por técnicos renomados da sociedade e por técnicos representantes das entidades fiscalizadoras”.

O resultado frustrou os eleitores da extrema direita que se concentraram, e ainda se concentram, em vias do país por discordar dos resultados das eleições.

Em alguns momentos houve bloqueio total em rodovias do país, em manifestação de caminhoneiros que impediam a passagem dos demais, liberando apenas ambulâncias e carros de passeio.

Em Cachoeiro, além de concentração e carreatas em vários pontos da cidade, inclusive na Safra, os eleitores do candidato derrotado se reúnem na Linha Vermelha, nas imediações do Museu Ferroviário Domingos Lage.

A expectativa destes eleitores é que o Ministério da Defesa apontasse fraudes que justificassem a realização de novas eleições presidenciais.

Nas redes sociais os eleitores do candidato derrotado Jair Bolsonaro reclamaram que ficaram na rua, expostos a sol e à chuva, a toa.

 

chuva-rio-grande-sul-01-05-2024

Temporais causam 10 mortes e deixam 21 desaparecidos no Rio Grande do Sul

emancipacao-venda-nova-01-05-2024

Venda Nova comemora 36 anos de emancipação. Confira as atrações da festa

Carteira_de_Trabalho_Sine_25_09_2023

Dia do Trabalhador: ES registrou a menor taxa de desocupação dos últimos 12 anos

videomonitoramento-18-08-2023

Dois homens presos em Cachoeiro após arrancarem corrimão do antigo prédio da Caixa

Processo-seletivo-iema-Ctecad2

Iema abre inscrições de processo seletivo para nível superior com salário de até R$ 6,9 mil

mamae-bebe (1100 x 700 px) - 1

Nasce bebê de jovem grávida que escapou da enchente de Mimoso em uma geladeira

festival-cavaquinho-29-04-2024

Com música e dança, Festival de Artes começa nesta terça-feira em Cachoeiro

paulo pereira

Conheça os serviços que irão funcionar em Cachoeiro neste feriado de 1º de Maio

Leia mais