A quatro dias do segundo turno das eleições presidenciais e para governadores de 12 estados,que será realizado neste domingo (30), todas os eleitores que estiverem em situação eleitoral regular poderão votar normalmente, mesmo os que ainda não tenham feito o cadastro biométrico na Justiça eleitoral.
A exemplo do que ocorreu no primeiro turno das eleições, os eleitores contarão com tempo extra para conferir o voto na urna eletrônica.
Ao confirmar a escolha do eleitor, o aparelho emitirá o clássico som, mas por um período mais longo. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a implementação desse tempo a mais na urna eletrônica tem o objetivo de estimular a conferência do voto e impedir que o eleitor confirme a sua escolha sem querer.
Segundo o TSE, além do título eleitoral ou do e-Título, outros documentos oficiais com foto serão aceitos como forma de comprovação da identidade da eleitora ou do eleitor no dia da votação.
São eles: carteira de identidade (RG), identidade social, passaporte ou outro documento de valor legal equivalente, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação.
Fonte: Agência Senado