dom 22/dezembro/2024 05:45
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Em 13 dias, Cachoeiro tem mais casos de Covid do que em todo o mês de dezembro

redacao
Redação Dia a Dia

Cachoeiro já tem, até às 17h20 do dia 13 de janeiro, 212 casos confirmados de Covid-19,  52% a mais do que o registrado em todo o mês de dezembro (139). Os dados são do painel da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) afirma, contudo, que nenhuma morte pela doença foi registrada em 2022 até o momento, um sinal dos efeitos positivos da campanha de vacinação.

Ainda assim, a disparada no número – que acompanha tendência verificada em todo o Brasil, principalmente, por causa da disseminação da variante Ômicron – pode sobrecarregar o sistema de saúde, que também está tendo de lidar com uma epidemia de gripe no país.

Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e o Serviço de Comando Operacional (SCO) para combate à pandemia no município alertam a população para que os protocolos sanitários sejam mantidos: uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos.

Segundo a orientação da Semus, é fundamental completar o esquema vacinal contra a Covid-19, tomar a dose de reforço, quando for o momento, e se vacinar contra a Influenza.

A Secretaria de Saúde informa que a vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu, bem como em pontos itinerantes colocados pela Semus.

Outra ação importante é a ampliação dos locais para teste, que pode ser feito nas UBS, nos prontos atendimentos, na praça Jerônimo Monteiro e, a partir de segunda-feira (17), no Shopping Cachoeiro. A testagem é fundamental para o controle epidemiológico. Quem testar positivo deverá fazer isolamento.

O secretário municipal de Saúde Alex Wingler ressalta que mesmo que a vacinação seja essencial para evitar casos graves e óbitos, estar vacinado não é garantia de não contaminação.

“Os sintomas da Covid-19 são debilitantes, mesmo em casos leves, e a grande procura por atendimento congestiona o sistema de saúde, incluindo a rede privada”, alerta

O vice-prefeito de Cachoeiro e secretário Municipal de Governo e Planejamento Estratégico, Ruy Guedes, que também coordena o SCO, destaca que o avanço na vacinação e o período de férias e festas, possivelmente, contribuíram para um maior relaxamento da população.

“Ainda temos uma desafiadora batalha contra a pandemia, não podemos abandonar as medidas preventivas”, enfatiza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

default

Último fim de semana do Circo Portugal em Marataízes com ingressos a R$ 20

apreensao-mimoso-20-12-2024

Cinco crianças são resgatadas de casa usada como ponto de tráfico de drogas em Mimoso

gabriel-rita-francisco-20-12-2024

Gabriel Bravo, o “menino de ouro”, brilha em astronomia e xadrez

Ferraco-junior-correa-diplomacao-19-12-2024C

“Não vamos olhar para trás”: Ferraço é diplomado para quinto mandato em Cachoeiro

presidio

Mais de 2,5 mil detentos do ES ganham direito à saída temporária de Natal

camara-municipal-vereadores-cachoeiro-08-10-2024

Câmara aprova projeto que concede abono de R$ 2 mil a servidores

ferraco-junior-correa

Ferraço e Júnior Corrêa serão diplomados nesta quinta em Cachoeiro

estudantes-19-12-2024

Governo do ES vai abrir inscrições para 1 mil bolsas integrais em cursos de graduação

Leia mais
plugins premium WordPress