sáb 26/abril/2025 20:52
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Balança da ANTT na BR 101, em Rio Novo do Sul. Foto: Alessandro de Paula

Em audiência, ANTT promete colocar balanças da BR 101 para funcionar em até 120 dias

Erika Santos

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) se comprometeu em colocar as balanças de pesagem de veículos da BR 101, no Espírito Santo, em funcionamento no prazo de 120 dias, em pelo menos 90% do dia.

O anúncio foi feito durante audiência de conciliação realizada na última terça-feira (18), na 3ª Vara Federal Cível de Vitória, quando a agência também acordou que os horários de não funcionamento das balanças seriam alternados para evitar que motoristas de transporte de carga fujam da pesagem.

As medidas foram divulgadas no encontro por conta de uma ação ajuizada pelo Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF-ES) exigindo o funcionamento integral, 24 horas ao dia, das balanças de pesagem na BR 101.

O documento, enviado com pedido de tutela de urgência, pedia que a ANTT adotasse as medidas necessárias “para o funcionamento ininterrupto da fiscalização de excesso de peso nos postos de pesagem, sob pena de aplicação de multa em caso de descumprimento”.

Dos quatro postos de pesagem existentes atualmente na rodovia federal no Espírito Santo, apenas três estariam em funcionamento e nenhum deles por 24 horas, de acordo com documento do MPF.

WhatsApp As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲

✅ Entrar agora

Em Linhares, ainda segundo o MPF, uma das balanças só fica acionada oito horas por dia e, ocasionalmente, no período noturno. O outro equipamento, em Rio Novo do Sul, só funciona entre 6h e 15h. E na Serra, o posto de pesagem executa tal procedimento entre 7h e 20h.

Os representantes da ANTT informaram na audiência a atual dos postos e destacaram ações de treinamento de servidores, inclusive para operação remota dos postos de pesagem.

Urgência

O procurador da República, André Pimentel Filho, autor da ação e representante do MPF na audiência, destacou a urgência da retomada de funcionamento dos postos de pesagem, sobretudo o de Viana, e pediu aos representantes da agência um cronograma de ações.

A ANTT se comprometeu a apresentar, em 10 dias, relatório contendo a situação atual da fiscalização em três postos de pesagem em funcionamento na rodovia.

Sobre a balança de Viana, a ANTT apresentará, também no prazo de 10 dias, informações sobre o andamento do processo de incorporação da obra no contrato de concessão.
Com o acordo firmado em Vitória, a ação civil pública fica suspensa até o esgotamento do prazo sugerido pela ANTT e corroborado pelo MPF e pela Justiça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

negócios-bandes-25-04-25

Bandes promove “Rodada de Crédito” com condições acessíveis para empresas

cirurgia plástica-25-04-25

Vigilância Sanitária interdita clínica de cirurgião plástico em Cachoeiro

PF-Marataízes-25-04-25

Jovem é detido em Marataízes suspeito de armazenar pornografia infantil

morte-papa-franciscoo-25-04-25

Cerimônia de fechamento do caixão do Papa Francisco acontece nesta sexta

Procon de Cachoeiro seleciona estagiários

Procon de Cachoeiro abre seleção para estágio remunerado

Festa da Penha terá mais de 50 missas e 14 romarias

Festa da Penha: romaria da Diocese de Cachoeiro deve reunir mais de 3,2 mil romeiros

termos-papa-24-04-25

Entenda termos utilizados na despedida do Papa e na preparação da escolha do novo pontífice

miguel-atletaa-24-04-25

Nadador de Guarapari entre os quatro melhores do mundo em jogos escolares na Sérvia

Leia mais