A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim promoveu, na manhã desta quarta-feira (13), um encontro com os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos de toda a região sul do Espírito Santo.
Mais de 200 representantes dos 27 municípios que cobrem a região da Diocese participaram do evento que aconteceu no salão paroquial da Paróquia Nosso Senhor dos Passos (Matriz Velha), em Cachoeiro.
As lideranças foram convidadas a assumirem a responsabilidade e comprometimento com a justiça e o bem comum, especialmente com as necessidades dos mais pobres e excluídos do bem-estar social.
A programação do encontro teve início com um momento de confraternização, onde os participantes puderam compartilhar um café, promovendo a troca de experiências e a construção de laços.
Em seguida, foi realizado um momento de oração, leitura do evangelho e diálogo, onde foram abordados os desafios atuais na busca pelo bem comum.
Dom Luiz Fernando Lisboa, Bispo Diocesano de Cachoeiro, proferiu um discurso sobre “união e humildade como força de liderança”. Sua abordagem enfatizou a importância do compromisso social e da responsabilidade ética dos governantes em relação aos mais necessitados.
“O Santo Padre (Papa Francisco), nos ensina sobre a importância crucial da inclusão. Ele sublinha a necessidade de um diálogo aberto e de uma comunicação efetiva que abranja todos os setores da sociedade. Isto significa incluir não apenas aqueles que compartilham de nossas visões, mas também aqueles que se opõem a elas”, disse o bispo.
Ele complementa: “A verdadeira liderança, meus queridos, reside na capacidade de unir, de construir pontes, de criar um espaço onde todas as vozes possam ser ouvidas e consideradas”.
Em suas palavras, Dom Luiz Fernando lembrou que “igualmente fundamental é o princípio a humildade como força de liderança. O Papa Francisco acredita firmemente que a humildade capacita os líderes como nenhuma outra qualidade. Ele nos ensina: Se conseguirmos desenvolver uma atitude verdadeiramente humilde, poderemos mudar o mundo”.
Durante o encontro, o bispo apresentou aspectos sobre a relação entre fé e política, abordando a necessidade de que líderes coloquem no centro de seus “projetos e ações governamentais, temas de extrema importância”.