sex 26/julho/2024 21:51
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Em evento do Messes, população conhece novidades da futura ferrovia EF-118

redacao
Redação Dia a Dia

Tem novidades no projeto de criação da Ferrovia EF-118, que ligará Cariacica, Anchieta e Presidente Kennedy.

Em evento organizado pelo Movimento Empresarial Sul Espírito Santo (Messes), em parceria com as prefeituras de Presidente Kennedy, Marataízes, Itapemirim e o governo do estado, a população pode conhecer a proposta de criação de um terminal rodoferroviário.

No encontro denominado “Trilhos do Progresso”, foi possível entender como será o terminal, que será capaz de sustentar a grande movimentação de cargas pesadas que circulam nesses municípios, como rochas ornamentais, cimento, escória, milho, café, madeira, entre outras, gerando desenvolvimento na região.

O encontro contou com a presença de vários prefeitos e do governador Renato Casagrande, um dos palestrantes.

O Messes é uma organização formada por lideranças civis e empresariais que tem como principal missão fortalecer, desenvolver e destacar a região Sul com projetos sustentáveis que visam dar ainda mais qualidade de vida aos capixabas.

Outros temas foram debatidos no encontro. Com relação ao terminal, o material que entrar ou sair de lá será distribuído em caminhões, que vão circular pelo Espírito Santo. O projeto foi feito pela mineradora Vale e entregue ao Governo capixaba. Agora, falta a aprovação do Ministério da Infraestrutura para que a Vale inicie as obras do trecho Cariacica-Anchieta.

De acordo com o presidente do Messes, Bruno Passoni, o projeto apresentado é um “embrião” para a tão desejada EF-118, que vai ligar Vitória ao Rio de Janeiro, interligando o complexo portuário capixaba ao fluminense, viabilizando, também, o Porto Central de Presidente Kennedy.

No entanto, o trecho que interligará Anchieta a Presidente Kennedy e ao norte fluminense ainda depende de movimentações político-empresariais, assim como a inclusão do projeto na malha ferroviária do País, articulada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). E é exatamente nesse ponto que o Messes tem participação importante.

“Este evento é o marco inicial desta articulação público-privada para atingirmos este objetivo. Precisamos, ainda, unir as classes política e empresarial nesta articulação para chegarmos até o Governo Federal. Esse evento foi essencial para que os envolvidos nesse projeto entendam a composição financeira para a construção do ramal.”, destacou Passoni.

Nas próximas semanas, representantes do Messes e do Governo do Estado devem ir à Brasília para um encontro com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, onde vão reivindicar a ampliação da ferrovia que interligará o Porto de Vitória ao Porto Central, em Kennedy.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

aquaviário

Grande Vitória vai ter cinco novas estações do Aquaviário

gado-rebanho-vaca-26-07-2024

Polícia investiga furto de gado em fazenda de Mimoso do Sul

Luna Hardman - foto Rafael Silva

Segunda etapa do Circuito Estadual de Bodyboarding agita as ondas de Guarapari

Abertura Fenaci Feira de Negocios 2024 - 24-07 (8)

Feira de Negócios e Agroturismo de Cachoeiro é aberta com grandes expectativas

trabalho-escravo-25-07-2024 - 1

Mulher resgatada após trabalhar 46 anos como doméstica sem salário

dinheiro-falso-25-07-2024

Casal do Espírito Santo investigado por espalhar dinheiro falso pelos Correios

cafu_2 - conmebol

Cafu, o capitão do Penta, faz palestra na Feira de Negócios de Cachoeiro

victor-coelho-24-07-2024 (1)

Excelência em gestão: Cachoeiro conquista certificação Safira da Caixa Econômica

Leia mais