qua 22/maio/2024 11:27
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Em evento do Messes, população conhece novidades da futura ferrovia EF-118

redacao
Redação Dia a Dia

Tem novidades no projeto de criação da Ferrovia EF-118, que ligará Cariacica, Anchieta e Presidente Kennedy.

Em evento organizado pelo Movimento Empresarial Sul Espírito Santo (Messes), em parceria com as prefeituras de Presidente Kennedy, Marataízes, Itapemirim e o governo do estado, a população pode conhecer a proposta de criação de um terminal rodoferroviário.

No encontro denominado “Trilhos do Progresso”, foi possível entender como será o terminal, que será capaz de sustentar a grande movimentação de cargas pesadas que circulam nesses municípios, como rochas ornamentais, cimento, escória, milho, café, madeira, entre outras, gerando desenvolvimento na região.

O encontro contou com a presença de vários prefeitos e do governador Renato Casagrande, um dos palestrantes.

O Messes é uma organização formada por lideranças civis e empresariais que tem como principal missão fortalecer, desenvolver e destacar a região Sul com projetos sustentáveis que visam dar ainda mais qualidade de vida aos capixabas.

Outros temas foram debatidos no encontro. Com relação ao terminal, o material que entrar ou sair de lá será distribuído em caminhões, que vão circular pelo Espírito Santo. O projeto foi feito pela mineradora Vale e entregue ao Governo capixaba. Agora, falta a aprovação do Ministério da Infraestrutura para que a Vale inicie as obras do trecho Cariacica-Anchieta.

De acordo com o presidente do Messes, Bruno Passoni, o projeto apresentado é um “embrião” para a tão desejada EF-118, que vai ligar Vitória ao Rio de Janeiro, interligando o complexo portuário capixaba ao fluminense, viabilizando, também, o Porto Central de Presidente Kennedy.

No entanto, o trecho que interligará Anchieta a Presidente Kennedy e ao norte fluminense ainda depende de movimentações político-empresariais, assim como a inclusão do projeto na malha ferroviária do País, articulada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). E é exatamente nesse ponto que o Messes tem participação importante.

“Este evento é o marco inicial desta articulação público-privada para atingirmos este objetivo. Precisamos, ainda, unir as classes política e empresarial nesta articulação para chegarmos até o Governo Federal. Esse evento foi essencial para que os envolvidos nesse projeto entendam a composição financeira para a construção do ramal.”, destacou Passoni.

Nas próximas semanas, representantes do Messes e do Governo do Estado devem ir à Brasília para um encontro com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, onde vão reivindicar a ampliação da ferrovia que interligará o Porto de Vitória ao Porto Central, em Kennedy.

 

frio-parque-nacional-caparao-21-05-2024 (1)

Frio abaixo de zero e geada transformam paisagem do Parque Nacional do Caparaó

peter-costab-21-05-2024

Golpista clona número do prefeito e faz vítimas em Mimoso do Sul

arroz-20-05-2024

Procon notifica supermercados em Cachoeiro para não aumentarem o preço do arroz

sala-do-empreendedor-mei-20-05-2024

Começa a Semana do MEI em Cachoeiro. Veja como participar das capacitações gratuitas

apreensao-bebidas-PRF-20-05-2024

PRF apreende 2,1 mil litros de bebidas sem nota fiscal em Mimoso do Sul

militares-es-rio-grande-do-sul-b-20-05-2024

Governador envia mais militares para reforçar proteção de abrigos no RS

acidente-br-101-20-05-2024 - 1

Duas pessoas morrem na BR 101 no mesmo local em que 5 perderam a vida no mês passado

cruzamento-etelvina-vivacqua-linha-vermelha-nova-brasilia-zumbi-20-05-2024

Trecho da Linha Vermelha interditado por 30 dias para obras de pavimentação

Leia mais