A candidata prefeita de Cachoeiro de Itapemirim, Renata Fiório (PSD), tem como uma de suas prioridades mudar o rumo da Saúde do município. Renata convidou o médico, ex-vereador e ex-secretário de Saúde dos municípios de Vargem Alta e Conceição do Castelo, Luiz Roberto da Silva, o Dr. Beto, para uma live onde debateram sobre a pauta.
Entre os assuntos abordados estão a funcionalidade do Sistema Único de Saúde (SUS), projetos estruturantes, capacitação continuada destes profissionais, valorização dos servidores, saúde da mulher, saúde da população rural, saúde familiar e uma das principais lutas de Renata como vereadora: a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Cachoeiro de Itapemirim.
A candidata também criticou a forma com que a atual gestão vem conduzindo o atendimento médico para a população cachoeirense, principalmente, em relação a burocracia e desorganização para conseguir assistência no cuidado à saúde.
Para Renata, a meta número um de seu governo é fazer uma discussão sobre o tema. “É muito fácil colocar a culpa no Estado, é muito fácil colocar a culpa nos prestadores de serviço. Pessoas que há quatro anos estão esperando uma cirurgia de catarata, uma consulta com nefrologista, psiquiatra, e tantas outras especialidades. A culpa é do gestor que não assume sua responsabilidade”.
Beto também criticou. “A saúde de Cachoeiro não é colorida como estão mostrando em campanhas eleitorais. Na verdade, o município não é aquela cor maravilhosa que se passa. Temos muitos problemas e problemas que pioraram nos últimos quatro anos”, afirmou o médico.
SAMU
“É inadmissível que uma cidade com mais de 200 mil habitantes, sendo a maior do Sul do Espírito Santo, ainda não tenha o do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência”, afirma Renata.
A discussão é antiga e o médico Luiz Roberto lembra que a Unidade de Pronto Atendimento do bairro Marbrasa foi planejada para receber vítimas atendidas pelo SAMU, mas até hoje, isso não aconteceu.
Ainda durante a transmissão eleitores enviaram suas perguntas e questionamentos que foram respondidas ao vivo. Em um dos momentos, a candidata foi perguntada sobre a saúde infantil, e foi enfática ao responder.
“Encaminhei pedido ao prefeito para que fizesse convênio com o Instituo da Criança no nosso município. Ele não quis fazer. Um dos programas deste projeto é que crianças nascidas em Cachoeiro tenham acompanhamento – consultas, vacinação e exames – de forma prioritária. Toda assistência que uma criança de até dois anos precisa receber, e que hoje, pode ser estendida até os 14 anos”.
Foram debatidos também a questão salarial dos profissionais da saúde, valorização e outros temas.
As lives contam com intérprete de libras, fazendo com que Renata seja a única candidata a usar métodos acessíveis de comunicação, além disso, toda equipe e convidados cumprem as normas de distanciamento e higiene contra a disseminação da Covid.