sex 19/abril/2024 12:20
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Programa Qualificar-ES/Divulgação

Empreendedores capixabas concluem formação com foco em Inovação

redacao
Redação Dia a Dia

A dona Marisia da Silva, de 70 anos, trabalha com entrega de salgados, tortas e caldos. Ela relatou que sempre teve um desejo de empreender e, com o tempo, foi se aperfeiçoando por meio de qualificações gratuitas.

Ela chegou a ter um barzinho no quintal de casa, que se chamava Quintal dos Amigos. “Várias avaliações cinco estrelas”, relembra com orgulho do antigo negócio.

Na busca por conhecimento ela ingressou no Programa QualificarES Empreendedor, em seguida foi uma das participantes da primeira turma da Trilha da Inovação do Senac-ES, realizada em parceria com o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).

O grupo concluiu a formação na manhã da última segunda-feira (19), no Hub ES+, em Vitória.

Dona Marisia e outros 13 empreendedores foram beneficiados pela parceria entre as instituições que se uniram nessa iniciativa com foco em impulsionar a inovação e o empreendedorismo capixaba.

Na Trilha da Inovação, do Programa Conhece+ idealizado pelo Senac-ES, os alunos puderam aprender na prática técnicas de gestão do tempo, brainstorm, design thinking, implementação de projetos e outras.

O Analista de Educação Profissional do Senac-ES, Hiago Couto, conta que a Trilha da Inovação desempenha um papel fundamental no aperfeiçoamento dos participantes.

“Estimula a criatividade e também promove o empoderamento de se reconhecer atuante no seu próprio segmento, impulsionando o aprimoramento contínuo e de maneira assertiva perante os desafios do mercado”, ressaltou.

Na prática

Não demorou muito para a turma colocar os conhecimentos em prática. Durante o encerramento os alunos fizeram a apresentação de alguns pitchs dos seus próprios empreendimentos, demonstrando a evolução de seus produtos com o auxílio do aprendizado adquirido durante a formação.

O Coffee Break ficou a cargo daqueles que atuam no segmento de gastronomia e foi um verdadeiro show de sabores.

O Gerente de Educação Profissional do Senac em Vitória, Bruno Emilio, explica que o impacto da iniciativa é ainda maior após a conclusão.

“O fim da formação marca o começo de novos desafios e oportunidades para os participantes. Eles agora possuem ferramentas cruciais para inovar e prosperar em seus empreendimentos, refletindo diretamente no crescimento econômico da região”, afirmou.

Na cerimônia de conclusão estiveram presentes o Gerente de Educação Profissional do Senac em Vitória, Bruno Emilio; a Coordenadora de Inovação Educacional, Stephanie Pires; o Analista de Educação Profissional, Hiago Couto, os Coordenadoras do QualificarES, Aizio Machado e Kenya Souza; e o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.

O Conhece+

O Programa idealizado pelo Senac Espírito Santo e oferece um conjunto de trilhas nas áreas de Inovação, Vendas, Inclusão, Saúde e Tecnologia.

Os temas foram pensados com base na relevância social, profissional e mercadológica. A ideia é capacitar pessoas que desejam adquirir conhecimentos e aperfeiçoamento por meio de conteúdo focado em especialização.

QualificarES

Lançado em maio de 2019 pelo Governo do Espírito Santo, o Programa QualificarES, conduzido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (SECTI), busca aprimorar a qualificação profissional dos capixabas.

Priorizando empreendedorismo, empregabilidade e inovação, a iniciativa oferece cursos gratuitos em diversas áreas.

Fibromialgia_PCDs_18_04

Pacientes com fibromialgia passam a ter os mesmos direitos de pessoas com deficiência (PCDs)

cachoeiro

Cachoeiro de Itapemirim sedia Inova ES e Feira de Cidades Inteligentes

Roberto Carlos

Roberto Carlos 83 anos: faça um tour pela “Rota das Emoções” que marcou a vida do Rei

Torre Eiffel com o céu azul rosado e neve, mostrando Paris no Outono

Descubra 12 dicas para aproveitar Paris no outono

Homem_do_campo_Presidente_Kennedy_18_04_24

Conheça os benefícios para o homem do campo em Presidente Kennedy

Cover_Roberto_Carlos_18_04_24

Roberto Carlos: cover do cantor cachoeirense recepciona fãs na Casa do Rei

carro_danificado_enchente_Mimoso_17_04_24

Donos de veículos atingidos pela enchente no Sul do ES vão ser isentos do IPVA

Limpeza_rio_Mimoso_17_04_24

“Só vamos sair de Mimoso depois que tivermos reconstruído de fato a cidade”, diz governador durante mutirão de limpeza

Leia mais